Festas religiosas contribuem para a animação de Portimão em Agosto

As festas em honra de Santo André e de Nossa Senhora das Dores vão contribuir para animar o concelho de […]

FestasDores@ArquivoFilipePalmaAs festas em honra de Santo André e de Nossa Senhora das Dores vão contribuir para animar o concelho de Portimão, durante o mês de Agosto.

As festas religiosas da Penina e da Mexilhoeira Grande juntam Fé e animação nos dois primeiros fins-de-semana de Agosto e nos dias 22 e 23 do próximo mês, respetivamente.

No sábado, dia 1 de Agosto, é dado o pontapé de saída para as festas de Santo André, cujo centro nevrálgico será a Igreja da Penina.

Além das tradicionais celebrações religiosas, o Centro Apostólico de Santo André, que organiza esta festa, aposta também em atividades recreativas e a animação musical para honrar o seu padroeiro.

As missas estão agendadas para os dias 2 e 9 de Agosto, domingos, às 12 e às 19 horas. Nos quatro dias de festa (1,2, 8 e 9 de Agosto), há arraial no largo da Igreja da Penina, a partir das 20 horas. Os artistas convidados são: Pedro Miguel Silva e Marcelo Rio (1 de Agosto), Fábio Muchacho e Cláudio Rosário (2 de Agosto), Vera Lúcia (8 de Agosto) e Ricardo Alves (9 de Agosto).

Também fazem parte do programa os comes e bebes e a música para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja. Esta festa tradicional tem entrada gratuita e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor e da Câmara Municipal de Portimão.

Algumas semanas depois, a 22 e 23 de Agosto, será a vez da Mexilhoeira Grande honrar a sua padroeira, Nossa Senhora das Dores. Do programa litúrgico, a autarquia portimonense destaca a Eucaristia da Festa, marcada para as 16 horas do dia 23 (domingo), seguida da procissão em que a imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida pelos fiéis através das principais artérias da vila.

Festas de Stº André na Penina - Arquivo CMP_Filipe da PalmaNa vertente da animação, o arraial e quermesse de sábado começa às 21h30, com a música ambiente a ser garantida pelo grupo Generation XXI.

«No dia 23, e após a procissão, haverá arraial, quermesse, a Feira da Paróquia, leilão de ofertas e atuação do Rancho Folclórico da Figueira com os “Cavaquinhos de Monchique”, com realce para as figuras de massa confecionadas pelos populares, enquanto a música será interpretada por Eulália Nunes e Vânia», acrescentou a Câmara de Portimão.

As Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores são organizadas pelo Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, com os apoios da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Portimão.

Comentários

pub