Feira Concurso Arte Doce entregou prémios e levou milhares de gulosos a Lagos

A doceira Maria Eugénia Militão ganhou o Grande Prémio do Concurso «Arte Doce», ao apresentar «Os Docinhos da Gena», considerado […]

1º Premio_TEMA LIVRE
1º Prémio – Tema Livre

A doceira Maria Eugénia Militão ganhou o Grande Prémio do Concurso «Arte Doce», ao apresentar «Os Docinhos da Gena», considerado o melhor conjunto de trabalhos em ambas as categorias (tema livre e tema obrigatório), anunciou a Câmara Municipal de Lagos.

O concurso decorreu no âmbito da 28ª Feira Concurso Arte Doce, que decorreu no fim de semana de 24 a 26 julho, no Complexo Desportivo Municipal, atraindo ao certame milhares de visitantes.

Na cerimónia de inauguração e abertura da Feira, que decorreu no dia 24, a presidente da Câmara Maria Joaquina Matos recordou a relevância deste certame, tanto como “um evento âncora da programação de Verão do nosso concelho”, como também “de promoção da doçaria tradicional”.

Tendo em conta as condições acústicas do Pavilhão, “não preparado para receber este tipo de iniciativas, uma vez que é um espaço dedicado ao desporto”, a autarca aproveitou a ocasião para deixar o compromisso de que “o executivo tudo fará para que Lagos disponha de um local que promova em condições mais dignas este tipo de atividades e iniciativas económicas e culturais”.

Nesta ocasião, a diretora regional da Cultural do Algarve deixou o seu reconhecimento pelo facto de “Lagos associar, uma vez mais, os valores tradicionais a valores artísticos como acontece neste certame que é a Arte Doce”. Esta é, para Alexandra Rodrigues Gonçalves, “uma parceria muito feliz que ajuda, e muito, na promoção da nossa doçaria tradicional”.

Maria Eugénia Militão (ao centro) ganhou o Grande Prémio do Concurso «Arte Doce»
Maria Eugénia Militão (ao centro) ganhou o Grande Prémio do Concurso «Arte Doce»

Segundo a Câmara de Lagos, a participação na feira «voltou, nesta edição, a registar níveis expressivos, verificando-se a presença de dezenas de bancas ocupadas com doçaria, artesanato, algumas com licores, tasquinhas e, à semelhança de anos anteriores, várias bancas de entidades locais (IPSS e associações), perfazendo um total de 70 participações».

A adesão do público também superou as expectativas, tendo estado no certame, durante os três dias, «muitos milhares de visitantes e apreciadores do doce». Também os concertos de José Cid, os Pulso e os The Black Mamba fecharam com chave de ouro cada um dos três dias.

No dia 26, após a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do Concurso «Arte Doce», que tinha como tema genérico «Lagos: Memórias da Cidade», foram também conhecidos os trabalhos vencedores do Concurso de Poesia “Avós e Netos”.

Dos 30 poemas concorrentes, foram distinguidos três em cada categoria e duas menções honrosas (ver lista de vencedores abaixo).

Prestar homenagem, valorizando a figura dos avós e a sua importância nas famílias, e ser uma forma dos netos poderem demonstrar o carinho e apreço em relação aos seus avós foram os grandes objetivos deste Concurso cujos resultados foram conhecidos exatamente na data em que se assinalava o Dia dos Avós.

 

1º Premio_TEMA OBRIGATORIO
1º Prémio – Tema Obrigatório

PREMIADOS ARTE DOCE 2015

CONCURSO ARTE DOCE
Grande Prémio*: Maria Eugénia Militão – “Os Docinhos da Gena”
(*melhor conjunto de trabalhos apresentados em ambas as categorias: tema livre e tema obrigatório)

Tema Obrigatório
1º lugar: Maria Eugénia Militão – “Os Docinhos da Gena”
2º lugar: Maria Fernanda Lourenço “O Cantinho Doce da Fernanda”
3º lugar: Lucília Baptista

Tema Livre
1º lugar: Luísa Palma Mariano
2º lugar: Maria Eugénia Militão – “Os Docinhos da Gena”
3º lugar: Bolo Doce

CONCURSO QUALIDADE na TRADIÇÃO
Melhor Morgado: Nélia Figueiras e Glória Furtado
Melhor Doce Fino: Maria da Piedade Correia
Melhor D. Rodrigo: Nélia Figueiras e Glória Furtado
Melhor Doce de Figo: Sandra Santos

PRÉMIO “ESCOLHA do PÚBLICO”
Tema Obrigatório: Maria Eugénia Militão – “Os Docinhos da Gena”
Tema Livre: Luisa Paula Mariano

 

VENCEDORES do CONCURSO de POESIA “AVÓS e NETOS”

1ºs Classificados
Categoria Avó: Maria Alice Vieira (71 anos) / Poema: “Passeando no Jardim”
Categoria Neto: Matilde Rosa (10 anos) / Poema: “Avós e Netos”

2ºs Classificados
Categoria Avó: Domingos Baptista (63 anos) / Poema: “Incalculáveis Tesouros”
Categoria Neto: Lara Lima (13 anos) / Poema: “Avós”

3ºs Classificados
Categoria Avó: Rosa Costa (73 anos) / Poema sem título
Categoria Neto: Raquel Baptista (10 anos) / Poema: “Os Avós”

Menções Honrosas:
Rita Vieira (11 anos) / Poema: “Avô e Avó”
Beatriz Cardoso (12 anos) / Poema: Sem Título

 

Comentários

pub