Empresa algarvia lança barco de observação de golfinhos com espaço para cem pessoas (com fotos)

Consegue levar até cem pessoas, em cada viagem, e perspectiva-se que proporcione a 30 mil turistas, em cada Verão, um […]

O Ocean Spirit na marina de Albufeira
O Ocean Spirit na marina de Albufeira

Consegue levar até cem pessoas, em cada viagem, e perspectiva-se que proporcione a 30 mil turistas, em cada Verão, um contacto próximo com os golfinhos e outros cetáceos que cruzam as águas, ao largo do Algarve.

A embarcação «Ocean Spirit», lançada ao mar no passado sábado, foi construída em Portugal e obrigou a um investimento total de mais de um milhão de euros, que a empresa sediada em Albufeira Dolphins Driven suportou com a ajuda da União Europeia.

A nova embarcação tem 17,40 metros de comprimento e 6,80 de boca, e «está adaptado para acolher passageiros com mobilidade reduzida». Acraga de passageiros total é de 83, às quais se junta a tripulação, composta por 17 elementos.

«O casco, construído em poliéster reforçado a fibra de vidro (P.R.F.V.), apresenta enormes vantagens: maior resistência à colisão; total impermeabilização; ausência de corrosão; maior leveza; redução no consumo de combustível; aumento da velocidade; redução dos custos de manutenção; e menor impacto ambiental», descreveu a Dolphins Driven, que promete que irá ter «total respeito pelo habitat natural dos golfinhos».

«O nosso negócio passa por proporcionar momentos inesquecíveis às pessoas mas sem pôr em causa o ecossistema envolvente. Há valores que a Dolphins Driven não esquece e, entre eles, está a nossa enorme paixão e respeito pelo mar e pela natureza», explicou a responsável pelo marketing e comunicação da marítimo-turística Carla Vaz.

Veja as fotos do lançamento do Ocean Spirit:

A Dolphins Driven é «a única empresa algarvia do setor com certificação de qualidade (ISO 9001)» e foi reconhecida pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade como empresa de Turismo de Natureza em 2010.

O lançamento da embarcação foi, de resto, apadrinhada pelo secretário de Estado do Ambiente Paulo Lemos, que esteve presente na Marina de Albufeira, acompanhado pelo seu hómologo do Desenvolvimento Regional Castro Almeida.

«Associada a vários projetos de conservação da natureza, em parceria com a Universidade do Algarve, a Dolphins Driven tem uma equipa de biólogos residente que acompanha os passeios para fazer uma descrição detalhada de todas as espécies marinhas avistadas. A empresa é ainda parceira da AIMM – Associação para a Investigação do Meio Marinho e de organizações internacionais que promovem a defesa e proteção dos golfinhos no seu habitat natural, como é o caso da Ric O’Barry’s Dolphins Project», anunciou a maritimo-turística.

Este catamarã, criado especialmente para a observação de cetáceos, integra o projeto Wild Dolphins Experience (WDE). O investimento da Dolphins Driven foi comparticipado por fundos comunitários, através do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN 2007/13).

Comentários

pub