DiVaM leva música e arte à Ermida de Guadalupe e à Fortaleza de Sagres

O programa DiVaM vai levar música e arte, este fim de semana de 11 e 12 de julho, à Ermida […]

Dueto Interdisciplinar3O programa DiVaM vai levar música e arte, este fim de semana de 11 e 12 de julho, à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e à Fortaleza de Sagres.

A exposição Seam, de Susana de Medeiros, é inaugurada às 17h00 na Ermida, seguindo-se a atuação do Quarteto de Guitarras Concordis, no mesmo local.

No domingo, às 18h00, a Fortaleza de Sagres recebe o “Dueto Interdisciplinar”, com Josué Nunes, na guitarra clássica, e visuais de Vinicius Almada.

A exposição de Susana de Medeiros vai estar em exibição até ao dia 2 de agosto e insere-se no ciclo de artes visuais 2ou3x7. Neste ciclo, vários artistas plásticos são convidados a intervir de forma temporária na Ermida, de modo a relacionarem-se com o lugar, quer no âmbito da montagem, quer no da conceção da obra. Este é um projeto da Tertúlia – Associação Sócio Cultural de Aljezur.

expo susana m julho conviteEm Seam, uma palavra da língua inglesa que remete para linha de junção, costura, sutura ou camada, «a artista propõe ao espetador imaginar e costurar uma relação entre o sagrado e o profano (e os seus rituais) em duas temporalidades históricas diferentes: a conceção do sagrado, os rituais e cultos comunitários dos povos que nos deixaram um legado megalítico muito abundante no território do concelho de Vila do Bispo e daqueles que construíram e utilizaram a Ermida».

O Quarteto de Guitarras Concordis apresenta depois o concerto Transparências, com um repertório que engloba compositores como Georges Bizet, Carlos Paredes, José Peixoto, M. Falla e Roland Dyens.

O Quarteto de Guitarras Concordis foi formado em 2005 e é atualmente constituído por Eudoro Grade, João Venda, Rui Martins e Rui Mourinho, guitarristas residentes na região do Algarve.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, estes «são músicos de personalidades, influências e cumplicidades várias, neles emerge como tónica Concordisa beleza tímbrica e sonora que as quatro guitarras podem proporcionar em conjunto. Neste sentido, concentram e projetam a sua orientação musical em perspetivas com destaque na originalidade e diversidade dos mais variados ambientes musicais».

No dia seguinte, a Fortaleza de Sagres recebe o “Dueto Interdisciplinar”, que propõe «uma leitura visual sobre obras para guitarra de mestres compositores e discípulos da guitarra espanhola e do violão brasileiro».

Este projeto artístico, concebido pela Academia de Música de Tavira, junta composições visuais e digitais em movimento, projetadas em sincronia, com a música interpretada ao vivo e acusticamente por uma guitarra solo.

O DiVaM é o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve. O programa completo desta e de outras iniciativas pode ser consultado aqui.

 

Comentários

pub