Câmara entrega viatura de Apoio Logístico Especial aos Bombeiros de Lagoa

Os Bombeiros de Lagoa receberam esta semana um novo veículo de Apoio Logístico Especial, «uma viatura versátil que se destina […]

IMG_7381Os Bombeiros de Lagoa receberam esta semana um novo veículo de Apoio Logístico Especial, «uma viatura versátil que se destina a apoiar o combate a incêndios, quer em espaços naturais quer em espaços estruturais, nas valências de urbano e industrial».

A viatura foi entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa pelo presidente da Câmara de Lagoa Francisco Martins, numa cerimónia que teve lugar na passada quinta-feira.

A viatura pode transportar 17 mil litros de água, 100 litros de espumífero utilizado em incêndios urbanos e industriais e 25 Iitros de aditivo “Adblue ” para apoio a outros veículos pesados.

«O veículo está preparado para colmatar necessidades de combustíveis dos equipamentos usados no combate aos incêndios, transportando 25 litros de gasóleo, 25 litros de gasolina e 25 litros de “mistura”», descreveu a autarquia de Lagoa, numa nota de imprensa.

IMG_7409«Possui também uma reserva de 10 Aparelhos Respiratórios Isolantes de Circuito Aberto vulgarmente conhecidos por ARICAS, que são usados pelos operacionais para proteção das suas vias áreas, permitindo o trabalho em atmosferas contaminadas. Por último, conta também com 2 kits de reparação de mangueiras e 2 jogos de chaves storz multi usos», acrescentou.

A viatura foi adquirida ao abrigo do Protocolo de cooperação e concessão financeira que a Câmara Municipal firmou com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, que ascende aos 247,5 mil euros. Antes, já havia sido adquirida uma ambulância.

«Os valores de comparticipação da viatura agora entregue e da ambulância constam de contrato programa que, em 2014, cabimentou para a Proteção Civil 67,5 mil euros e para os Bombeiros 204 mil euros e que, em 2015 e até ao momento, já transferiu 158,9 mil euros para os dois organismos», acrescentou a Câmara de Lagoa.

Comentários

pub