Baixa de Tavira acolhe ciclo de feiras temáticas durante o Verão

O pico do Verão aproxima-se e, com ele, chegam ao centro de Tavira as tradicionais feiras estivais. A partir de […]

Feira_Livro_arquivoO pico do Verão aproxima-se e, com ele, chegam ao centro de Tavira as tradicionais feiras estivais.

A partir de sexta-feira e até Setembro, a Rua do Cais, junto ao Rio Gilão, vai acolher diferentes certames, nomeadamente as feiras do Livro, dos Ofícios, de Antiguidades e Velharias, de Stocks e da Dieta Mediterrânica.

A partir desta sexta-feira, será dado espaço à literatura e aos escritores. A 21ª Feira do Livro de Tavira vai contra «com as principais editoras portuguesas» e pode ser visitada até ao dia 5 de agosto, entre as 20 horas e as 00h30.

Entre 7 e 16 de agosto, realiza-se, no mesmo local, a 13ª Feira dos Ofícios, onde os saberes tradicionais estarão em destaque. Esta iniciativa, organizada pela Associação de Artes e Sabores de Tavira (ASTA), apoiada pela Câmara de Tavira, «constitui uma oportunidade para apreciar o diversificado artesanato da região, assim como os ofícios tradicionais e o trabalho “ao vivo” que fazem parte do património cultural do Algarve», segundo a autarquia tavirense.

Segue-se a Feira de Antiguidades e Velharias, que decorrerá de 18 a 26 de Agosto. O objetivo deste certame, onde estarão presentes diversos antiquários, é «apresentar e comercializar peças para colecionadores ou simples interessados».

A animação desta zona central de Tavira continua com a Feira de Stocks, um certame onde os visitantes poderão comprar «produtos resultantes de stocks das mais diversas marcas, a preços acessíveis». Esta é uma iniciativa, que se realiza entre 28 e 31 de Agosto da Associação da Baixa de Tavira, co-financiada por fundos europeus do PO Algarve 21.

Workshop de culinária
Workshop de culinária

Entre 3 e 6 de Setembro, volta a realizar-se a Feira da Dieta Mediterrânica, certame que vai para a sua 3ª edição. Neste caso, à semelhança do que aconteceu o ano passado, a Feira irá ultrapassar os limites da Rua do Cais e do Largo da República e estender-se-á a outros espaços do centro de Tavira.

A Feira da Dieta Mediterrânica nasceu em 2013, no âmbito da candidatura de reconhecimento da Dieta Mediterrânica Portuguesa como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, processo liderado por Tavira, que foi a comunidade representativa de Portugal na candidatura. Em 2014, e já depois do reconhecimento formal por parte da UNESCO, o certame conheceu um crescimento exponencial, tanto ao nível da sua dimensão, como do número de visitantes, que afluíram a Tavira em grande número.

Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Tavira, do Turismo do Algarve, da CCDR Algarve, da Universidade do Algarve, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, da TaviraVerde EM, da EMPET e da Associação IN LOCO.

Comentários

pub