AMAL lança Rede Regional de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social

A Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL vai lançar a Rede Regional de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social. O […]

Jorge BotelhoA Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL vai lançar a Rede Regional de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social. O projeto, que pretende «afirmar o Algarve enquanto região competitiva», é apresentado no dia 8 de julho, na sede do NERA, em Loulé, às 10h30.

Segundo a AMAL, a rede pretende fazer do Algarve uma região «que aposta numa economia diversificada e inovadora, disponibilizando uma rede de entidades vocacionadas para apoiar o desenvolvimento económico e social, capaz de potenciar a criação de emprego e valorizar oportunidades estratégicas»

O projeto foi aprovado no PO Algarve 21 e a criação desta rede de parcerias de apoio «pretende implementar um sistema de resposta adequado às necessidades dos empresários e gestores locais, através de um novo modelo institucional de coordenação e cooperação entre os agentes que atuam no território, apostando numa lógica de proximidade».

A AMAL refere em comunicado que «pretende estruturar a oferta de serviços e apoios ao desenvolvimento económico, proporcionando um ambiente facilitador e adequado aos diferentes públicos, bem como reforçar as parcerias que se destaquem pela inovação e diferenciação económica».

Jorge Botelho, presidente da AMAL, considera que «perante o atual panorama sócio-económico, torna-se imprescindível criar e promover uma identidade forte para o Algarve, que se afirma como território de apoio ao desenvolvimento empresarial multisetorial e com o principal objetivo de construir uma economia regional competitiva nos mercados nacional e internacional».

Constituída por diversas entidades e organizações, a Rede Regional de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social será coordenada e gerida pela AMAL e conta com a participação e envolvimento dos municípios algarvios, para além do apoio de mais de duas dezenas de entidades ligadas a diversos setores do tecido empresarial da região.

Comentários

pub