26ª Regata entre Lagos e Palos de la Frontera arranca hoje

A 26ª edição da Regata Portos dos Descobrimentos, entre Lagos e Palos de La Frontera (Puerto Deportivo de Mazagón), arranca […]

regata lagos palosA 26ª edição da Regata Portos dos Descobrimentos, entre Lagos e Palos de La Frontera (Puerto Deportivo de Mazagón), arranca hoje, 10 de Julho, daquele porto espanhol. A chegada a Lagos está prevista para domingo, dia 12, durante a tarde.

A Regata anual dos Portos dos Descobrimentos, organizada pelo Clube de Vela de Lagos, a Escuela de Vela – CEPSA (de Palos de La Frontera), a Câmara Municipal de Lagos e o Ayuntamiento de Palos de La Frontera, tem como grande objetivo recordar o contributo das duas cidades (Lagos e Palos de La Frontera) para a epopeia dos Descobrimentos Marítimos portugueses e espanhóis.

Esta iniciativa, que é a maior regata de cruzeiros nacional e que vai alternando a largada e a chegada entre Lagos e Palos de La Frontera, irá contar com a participação de 40 embarcações e cerca de 250 velejadores.

Nesta edição, a cerimónia de encerramento do evento é em Lagos, e traduz-se num jantar convívio, com entrega de prémios, numa cerimónia que terá lugar a partir das 20h, no restaurante da Marina Club, na Marina de Lagos.

Em 27 de outubro de 1992, teve lugar a cerimónia do Ato de Geminação de Lagos com Palos de La Frontera, onde os dois municípios selaram o compromisso de “manter laços permanentes, de favorecer e incentivar o intercâmbio entre os seus habitantes em todos os campos, de desenvolver através de uma compreensão conjunta o sentimento de fraternidade e solidariedade universais e de conjugar os esforços para contribuir para o êxito destas tarefas de paz e prosperidade”. Palos de La Frontera foi a primeira cidade com que Lagos se irmanou.

De Palos, em 1492, partiram Cristóvão Colombo e os irmãos Pinzón (empresários e cidadãos de Palos de La Frontera), na célebre viagem que os levou à descoberta da América.

Lagos, por seu lado, foi local de residência do Infante D. Henrique e porto de partida de várias expedições portuguesas, nomeadamente da primeira viagem além Bojador, liderada pelo lacobrigense Gil Eanes.

Comentários

pub