Velejadores da “casa” mantêm a liderança no Nacional de Vela Adaptada em Portimão

O segundo dia de prova do Campeonato Nacional Access 2015, que está a decorrer em Portimão, foi bem mais duro […]

Nacional Vela Adaptada_Paulo Marcelino_1 (Small)
Foto de Paulo Marcelino / Swell-Algarve

O segundo dia de prova do Campeonato Nacional Access 2015, que está a decorrer em Portimão, foi bem mais duro que o primeiro, mas acabou por não trazer alterações na liderança.

Este sábado, o segundo de três dias de regatas, os participantes no campeonato de Vela Adaptada enfrentaram mar agitado e vento moderado a forte, mas isso não impediu que a tripulação portimonense João Pinto e Guilherme Ribeiro se mantivesse no comando em 303 Duplos e João Pinto seguisse lider, também em 303, mas em Singulares. O vianense José Cavalheiro continua invicto na frota 2.3.

A organização do Campeonato Nacional Access 2015, que está a decorrer em Portimão, optou por montar o circuito de regatas, este sábado 13 de Junho, fora da barra.
Os velejadores navegaram em condições mais exigentes do que na véspera, dia em que não saíram da barra. A ondulação persistente e a maior força do vento testaram as capacidades dos atletas e dificultaram a navegação. Na segunda regata de 303 Duplos ocorreu mesmo uma colisão entre dois barcos, que motivou um protesto e a desclassificação de uma tripulação nessa regata.

O agravamento da agitação marítima e a subida da intensidade do vento, até cerca dos 15 nós, levaram a Comissão de Regatas a transferir a prova para o interior da barra após a realização de 3 regatas 303 Duplos e de duas regatas 2.3. A tripulação ‘da casa’ e líder do ranking nacional, João Pinto e Guilherme Ribeiro (Iate Clube Marina de Portimão / Vela Solitária) venceu duas regatas 303 Duplas e foi 2º na primeira regata do dia.

Veja as fotos:

José Cavalheiro (Clube de Vela de Viana do Castelo) venceu as duas regatas em 2.3 realizadas em mar alto e ganhou também a regata realizada depois já no interior da barra e que completou o programa diário de 3 regatas. O velejador vianense tem dominado em absoluto a frota 2.3, com vitórias em todas as regatas (6) realizadas.

No interior da barra e além da regata em 2.3 foi também realizada uma única regata em 303 Singulares. Esta modalidade não é praticada nas provas nacionais de apuramento, mas existe no Europeu da Classe Access e a organização do Campeonato Nacional em Portimão decidiu incluí-la também no programa da prova.

O algarvio João Pinto venceu de forma categórica a única regata do dia em 303 Singulares. O velejador de Portimão comanda esta frota com vitórias nas três regatas realizadas nos primeiros dias do campeonato.

O Campeonato Nacional Access 2015 termina hoje, domingo, 14 de Junho, com mais uma jornada de regatas e a cerimónia de entrega de prémios, prevista para cerca das 17h30, na Marina de Portimão. O talentoso João Pinto tem ao seu alcance a consagração como Campeão Nacional em 303 Duplos (com Guilherme Ribeiro) e em 303 Singulares.

Comentários

pub