Três turistas holandeses mortos e 31 feridos é o balanço final do acidente com autocarro

Três turistas holandeses mortos e 31 feridos, três dos quais em estado grave, é o balanço final do despiste seguido […]

acidente autocarroTrês turistas holandeses mortos e 31 feridos, três dos quais em estado grave, é o balanço final do despiste seguido de capotamento de um autocarro ocorrido ontem à noite, às 23h02, junto ao nó de Paderne da Via do Infante, no sentido Faro-Portimão.

O autocarro foi esta manhã, pelas 7h00, retirado do local onde tinha caído, depois de as operações de socorro às vítimas, que passaram pela montagem de um hospital de campanha no local, terem sido dadas por terminadas pelas 2h30 da madrugada, três horas e meia após o acidente.

Um dos feridos, politraumatizado, teve de ser transportado de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa, enquanto os restantes foram assistidos depois nos hospitais de Faro e de Portimão, bem como nos Serviços de Urgência Básica (SUB) de Albufeira e Loulé.

Segundo fonte do Centro Hospitalar do Algarve, onze desses feridos estão internados no Hospital de Faro, três em estado grave e oito em estado não critico, mas com gravidade.

No Hospital de Portimão, foram assistidos três feridos, tendo os que apresentavam ferimentos ligeiros sido observados nos SUB de Albufeira e Loulé.

O trânsito, que chegou a ser cortado nos dois sentidos da A22 pelas 00h31 desta madrugada, ao quilómetro 48,5, perto do nó de Paderne, acabou por ser reaberto no sentido Portimão-Faro cerca das 3h00, depois de ter sido dado por terminada a operação de socorro. Esta manhã, já se circula com normalidade em ambos os sentidos da Via do Infante.

Segundo a CMTV, o acidente deu-se quando «a viatura [da empresa algarvia Frota Azul] capotou e foi projetada de forma violenta para fora da autoestrada, caindo de um viaduto para uma via secundária».

O autocarro, da empresa Frota Azul, transportava 34 ocupantes – 33 passageiros de nacionalidade holandesa, dos quais uma criança com três anos, e o motorista -, e fazia um serviço de “transfer” a partir do Aeroporto de Faro com destino a Lagos e passagens por Armação de Pera e Praia da Rocha.

No socorro às vítimas, chegaram a estar envolvidos 156 operacionais apoiados por 101 veículos e dois helicópteros do INEM.

Devido à gravidade do acidente, os meios no terreno tiveram de ser reforçados e no local foi montado um posto médico avançado.

Foi também mobilizada a Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), para dar apoio aos sobreviventes.

A Câmara de Albufeira, cujo presidente esteve no local do acidente, forneceu mantimentos aos feridos e operacionais e disponibilizou uma viatura para transportar as bagagens dos passageiros para um local seguro.

O motorista do autocarro, que ficou ferido com gravidade, falou ainda durante a madrugada com as autoridades. As causas do acidente serão agora alvo de um inquérito.

Comentários

pub