Radovan Živný expõe nos jardins do Vila Vita Parc

Os jardins do Vila Vita Parc serão palco de uma exposição do artista checo Radovan Živný, residente em Monchique, já […]

working foto - sandOs jardins do Vila Vita Parc serão palco de uma exposição do artista checo Radovan Živný, residente em Monchique, já a do dia 5 de Junho. “Sombras no Paraíso”, assim se chama a mostra, contempla várias peças em madeira, que poderão ser vistas até setembro de 2015.

Radovan estudou Design Gráfico e começou a sua carreira artística dois anos depois, em 1999. Desde então, tem trabalhado como designer gráfico, pintor e escultor.

A coleção de esculturas de madeira apresentadas no Vila Vita Parc foi, segundo o resort, «especialmente criada para este espaço no inverno passado. A inspiração nasceu do contraste entre o “mundo de sonho”, com alojamentos e serviços luxuosos, eventos requintados, piscinas, fontes e jardins magníficos, e a visão do “mundo real”, no exterior do resort, onde o dia-a-dia está repleto de desafios e dificuldades».

O Vila Vita Parc destaca que esta exposição é uma iniciativa cultural do empreendimento, «no seu esforço para envolver a comunidade local e desenvolver projetos de interesse sociocultural para a região do Algarve».

Radovan Živný considera que na exposição “Sombras no Paraíso”, «as esculturas individuais são alertas fantasmagóricos da realidade em que vivemos: uma atmosfera amplamente poluída e alterada com consequências abrangentes para a nossa saúde e para a saúde de todo o planeta».

As esculturas “Artificial Cloud” (Nuvem Artificial), “Chemtrail Catcher” (Caçador de rastos químicos) ou “Control of Growth Out of Control” (Controlo do crescimento descontrolado) têm um objectivo: «despertar o interesse das pessoas para as questões importantes da nossa vida comum no planeta e passar essa mensagem».

 

Comentários

pub