Portimão dá a conhecer património cultural do concelho em passeios noturnos

Locais de interesse cultural de Alvor e Portimão vão ser dados a conhecer, à luz das estrelas, em passeios noturnos […]

morabito s.pedro exteriorLocais de interesse cultural de Alvor e Portimão vão ser dados a conhecer, à luz das estrelas, em passeios noturnos que serão promovidos durante o Verão.

Ao todo, serão promovidas três visitas, duas à descoberta do património islâmico de Alvor e outra pelo centro histórico de Portimão. Qualquer pessoa, residente ou turista, pode participar.

Na vila piscatória de Alvor, haverá passeios no dia 19 de Junho e 21 de Agosto. Aqui, será dada a conhecer a herança islâmica de Alvor, onde figuram construções com cerca de mil anos.

«Serão visitados o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e este edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil, que ainda apresenta alguns traços de influência islâmica», segundo a Câmara de Portimão, que organiza as iniciativas.

O ponto de encontro, para estas duas visitas, é o Morabito de São Pedro, situado perto do Cemitério de Alvor, às 21 horas.

No dia 17 de Julho, será a vez de mostrar as riquezas culturais da baixa de Portimão. Este passeio terá início às 21 horas, com ponto de encontro no Coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes, e os participantes serão convidados a percorrer o trajeto entre o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Jardim 1º de Dezembro, a Alameda da Republica, o Largo da Mó e o Largo 1º de Maio, guiados pela equipa do Gabinete do Património da autarquia.

Este será, como descreve a autarquia, um passeio em busca de «paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade».

«Os passeios culturais noturnos visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando aos locais e visitantes experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho», resumiu a Câmara de Portimão.

As inscrições para estas iniciativas são gratuitas e limitadas e devem ser feitas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: Casa Manuel Teixeira Gomes – email [email protected] – telefone 282 480 492 – telemóvel: 927 246 318.

Comentários

pub