Portimão comemora Dia do Ambiente “À Descoberta das Dunas de Alvor”

Levar as crianças a participar no projeto “À descoberta das Dunas” é a forma de Portimão comemorar amanhã, 5 de […]

dunas1Levar as crianças a participar no projeto “À descoberta das Dunas” é a forma de Portimão comemorar amanhã, 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente.

Trata-se de uma saída de campo dos alunos do 4º ano da EB1 do Chão das Donas, ao sistema dunar e praia de Alvor, onde serão observados in loco as principais espécies de plantas presentes.

No final, será dinamizado um jogo que permitirá aos alunos compreender a importância dum sistema dunar bem preservado.

Em Portimão, existem dunas em Alvor que, em conjunto com as dunas da Meia-Praia, protegem a mais importante zona lagunar do Barlavento Algarvio – a Ria de Alvor.

O projeto de educação ambiental do município tem «um papel fulcral na divulgação do património natural presente em Portimão e também na sensibilização para a importância da valorização e preservação dos recursos naturais e qualidade do meio ambiente de Portimão e região», salienta a autarquia.

dunas2As ações no terreno tendem a promover «o espírito científico e o contacto com a natureza dos alunos, estimular a sua criatividade e promover a discussão de soluções para os atuais desafios ambientais».

Estas atividades consistem em saídas de campo ao litoral, durante o período de baixa-mar, para se explorar a diversidade biológica entre marés de uma plataforma rochosa, em saídas de campo ao sistema dunar e praia de Alvor e em visitas de estudo a um troço de uma ribeira, com recolha e identificação de macroinvertebrados. H

Há ainda percursos naturais de exploração do meio, durante os quais são usados os diferentes sentidos (visão, tato, cheiro). Os alunos têm também a oportunidade de confecionar alimentos cozidos nos fornos solares e assistir ao filme “Há vida na ria”.

O projeto de Ação Educativa da Câmara de Portimão deste ano letivo foi pautado por um conjunto de ações no terreno e abrangeu cerca de 1216 alunos de vários agrupamentos escolares do município.

“À descoberta de…cores e formas da natureza”, que abrangeu duas turmas do 2º ano com cerca de 50 alunos, “À descoberta do fundo do mar”, com 18 turmas (432 alunos de Jardins de Infância, EB1 (2º ano) e EB23 (8º ano), “à descoberta de……dunas”, com 12 turmas (288 alunos do 3º ano), “à descoberta de……aves”, com 9 turmas (216 alunos do 3º e 4º ano), “à descoberta de……ria”, com 15 turmas (345 alunos) dos Jardins de Infância e EB1, atividade esta realizada em colaboração com a Oficina Educativa do Museu de Portimão, e ainda “à descoberta de energias renováveis”, com três turmas com 75 alunos de jardins de infância do concelho de Portimão.

As escolas de Portimão abrangidas pelo projeto de ação educativa 2014/2015 foram o Jardim de Infância das Vendas, EB1 das Vendas, Jardim de Infância Coca Maravilhas, EB1 Coca Maravilhas, Jardim de Infância da Pedra Mourinha (novo e velho), EB1 Pedra Mourinha, EB1 Chão das Donas, EB1 Major David Neto, Jardim de Infância Pontal, EB1 Figueira, EB1 Mexilhoeira Grande, EB1 Alvor, EB1 Montes de Alvor, EB23 Bemposta, EB23 Alvor, EB23 D. Martinho Castelo Branco, EB23 Eng. Nuno Mergulhão e EB23 Júdice Fialho.

Todos os anos, a autarquia de Portimão assinalao Dia Mundial do Ambiente com várias atividades cujo intuito é chamar a atenção, principalmente dos mais novos, para as questões ambientais.

Comentários

pub