Pioneiro equipamento da ASMAL para adolescentes foi inaugurado em Loulé

É pioneira no país e foi inaugurada, na passada sexta-feira, a Unidade Sócio-Ocupacional para Adolescentes com problemas de saúde mental, […]

asmal_2É pioneira no país e foi inaugurada, na passada sexta-feira, a Unidade Sócio-Ocupacional para Adolescentes com problemas de saúde mental, equipamento social da responsabilidade da ASMAL, que irá dar resposta a uma das mais prementes necessidades da região algarvia.

O edifício localiza-se na cidade de Loulé, no Loteamento Industrial, junto do Centro de Educação, Formação e Integração Profissional da ASMAL (centro de reabilitação profissional).

Esta resposta social visa desenvolver programas de reabilitação psicossocial para adolescentes dos 13 aos 17 anos, com perturbação mental e/ou com perturbação do desenvolvimento e estruturação da personalidade, com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizados.

Estes programas são desenhados de acordo com a situação específica de cada adolescente, sendo que a intervenção da Unidade Socio-Ocupacional será definida em estreita articulação com os serviços de saúde mental da infância e adolescência e com as escolas.

Inauguração ASMAL1Do conjunto de serviços e intervenções dirigidas à população em causa destacam-se: apoio na área da reabilitação, treino da autonomia e desenvolvimento de competências sociocognitivas, de acordo com o programa funcional; apoio e reabilitação psicossocial nas atividades da vida diária; apoio socio-ocupacional, incluindo atividades psicoeducativas, lúdicas e desportivas; atividades de psicoeducação e treino aos familiares e outros cuidadores; articulação com a escola, incluindo apoio e encaminhamento para serviços de formação profissional; atividades pedagógicas, socioculturais e desportivas em articulação com as escolas, autarquias, associações culturais, desportivas e recreativas ou outras estruturas da comunidade; supervisão na gestão da medicação; alimentação; e cuidados de higiene e conforto.

A obra foi cofinanciada pelo PRODER (Medida 3.2 – Melhoria da Qualidade de Vida), com uma comparticipação de 97.440 euros por parte do Município de Loulé. No entanto, o apoio institucional do Município à ASMAL na construção das suas instalações ronda os 238 mil euros.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, congratulou-se com a realização da obra e sua implantação em Loulé, mas que irá servir toda a região. Nesse sentido, sublinhou o facto de este concelho “acolher instituições e serviços que têm uma dimensão regional e ser polarizador de atividades também no campo e domínio da saúde”.

“A saúde mental parece ser um parente pobre das várias disciplinas da Saúde e, com este apoio, a Câmara Municipal deixa uma marca com algo com que se identifica e constitui um elemento diferenciador”, referiu o autarca, reportando-se ao facto desta ser provavelmente a área menos suportada a nível nacional.

Quanto ao papel da ASMAL no contexto social, o presidente da autarquia falou do apoio às empresas e a outras entidades empregadoras no domínio da empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidades, “servindo como adjuvante para a total integração de quem já se sente ou é marginalizado pela sociedade”.

asmal_1O autarca enalteceu ainda os profissionais desta instituição e “o bom exemplo naquilo que é a defesa dos valores essências da vida e que de uma forma ou de outra se ligam a duas traves mestras da natureza humana como sejam a Educação e a Formação”.

“A partir de agora, Loulé e os concelhos limítrofes passam a dispor, em articulação e interação com os nossos Serviços de Intervenção Social, de um equipamento de carácter inovador e pioneiro a nível nacional no contexto da saúde mental da infância e da adolescência”, disse Vítor Aleixo.

O autarca manifestou ainda a disponibilidade em colaborar e cooperar com a ASMAL em todas as suas ações, “tal como tem acontecido ao longo do tempo e que aqui e agora se reforça”.

Comentários

pub