Olhão celebra o Dia da Cidade com rap e várias homenagens

O dia da Cidade de Olhão vai ser celebrado com música para vários gostos, uma inauguração e homenagens. As Festas […]

Rapper D8O dia da Cidade de Olhão vai ser celebrado com música para vários gostos, uma inauguração e homenagens.

As Festas de Olhão de 2015 vão decorrer de 14 a 16 de Junho e prometem «muita animação», associada às tradicionais cerimónias oficiais, proporcionada pelo rapper D8, que encabeça o cartaz, mas também por fadistas e por jovens músicos locais.

A festa começa a 14 de Junho, um domingo, dia em será dada nova oportunidade aos músicos de Olhão de mostrar a sua arte. A partir das 22 horas, os grupos que se deram a conhecer na iniciativa «Mostra-te», que decorreu em Maio, voltam a atuar, desta vez no evento «Olhão ao Vivo», a ter lugar no Jardim Pescador Olhanense.

No dia 15 de Junho, a animação volta ao mesmo local, mas desta vez o estilo em destaque será o Fado. Inês Graça, Luís Moreno e Teresa Viola a pisar o palco.

No dia da Cidade propriamente dito, que se celebra a 16 de Junho, a animação será garantida por D8, «jovem rapper que fez sensação e foi um dos finalistas do programa Factor X, da SIC», segundo a Câmara de Olhão.

Antes, haverá cerimónias oficiais. O programa começa com o hastear da Bandeira, às 9h30, frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, no monumento frente à Igreja Matriz, onde será colocada uma coroa de flores.

Às 10 horas, realiza-se a cerimónia de atribuição do nome Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, ao até agora conhecido como Museu da Cidade. Também será inaugurada, neste espaço, a exposição «Olhão, Terra Cubista».

Biblioteca de OlhãoSegue-se a inauguração do novo Arquivo Histórico de Olhão, que se passará a situar na Rua 18 de Junho, às 11h00. Este serviço municipal passará a ter o nome de António Rosa Mendes, «um profundo conhecedor da história olhanense, que ficará para sempre ligado a esta cidade».

Depois da Sessão Solene de comemoração do Dia da Cidade, marcada para as 11h30, haverá uma nova homenagem, através da atribuição do nome de uma persoanlidade ilustre a um equipamento. A Biblioteca de Olhão passa a designar José Mariano Gago, ex-ministro socialista que tem as suas raízes no Pechão, localidade do Concelho de Olhão.

«A cerimónia na Biblioteca realiza-se às 16 horas, onde meia hora depois será inaugurada, na galeria, a exposição do Centro de Pintores Olhanenses», acrescentou a autarquia de Olhão.

Comentários

pub