Odemira já é um Município Saudável

O Município de Odemira aderiu à Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis, uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, […]

Rede Portuguesa de Municípios SaudáveisO Município de Odemira aderiu à Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis, uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto “Cidades Saudáveis” nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

A Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis desenvolve uma metodologia estratégica de intervenção baseada nos princípios essenciais do projeto “Cidades Saudáveis” – equidade, sustentabilidade, cooperação intersectorial e solidariedade.

Constituída em 1997, a Rede desenvolve a sua intervenção tendo por objetivos apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto “Cidades Saudáveis” da Organização Mundial da Saúde; divulgar, estimular e apoiar a adesão de novos municípios.

São atualmente membros da Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis um total de 33 municípios, de norte a sul e ilhas. A presidência do Conselho de Administração da rede está a cargo de Joaquim Cesário Cardador dos Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede consolida-se no alargado leque de parceiros locais existente em cada cidade saudável portuguesa, bem como nas parcerias formais que desenvolve com a Organização Mundial de Saúde, a Direção-Geral de Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública, que constituem um importante suporte técnico ao trabalho desenvolvido. A Rede foi recentemente convidada a integrar o grupo de trabalho de concecão do Plano Nacional de Saúde 2016/2020.

Na última reunião da Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, que decorreu no dia 25 de maio, em Serpa, foi formalizada a adesão dos Municípios de Alfândega da Fé, Odemira, Sesimbra e Vidigueira.

Comentários

pub