O “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” volta a iluminar noites de Lagoa

A segunda edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” vai voltar a iluminar as noites da cidade de […]

foto 2 MERCADO DE CULTURAS...À LUZ DAS VELASA segunda edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” vai voltar a iluminar as noites da cidade de Lagoa entre 9 a 12 de julho. O mercado vai decorrer no Convento de São José e ruas circundantes entre 17h30 e as 00h00.

Segundo adianta a Câmara de Lagoa, «ao longo de quatro dias, mais de 70 artesãos de várias culturas e religiões do mundo irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores, artes, vestimentas características, danças exóticas, especiarias e artefactos artesanais, na envolvência das suas tradições culturais milenares, algumas em vias de extinção».

Nesta edição, a Cultura Judaica-Sefardita estará em destaque. Para além de uma mercearia judaica, um bar vínico e uma queijaria kosher está agendada uma exposição de fotografia (“Olhar sobre Israel”), uma de pintura (“Os Judeus em Portugal”), concertos com música judaica-sefardita (Jasmina Petrovic &Taltalim e Milo Ke Mandarini) e klezmer (Hristov), a projeção de um documentário sobre a diáspora dos judeus sefarditas “El Último Sefardi” e um workshop de dança sefardita com Erika la Turka.

Todas as noites haverá uma “Klezparty”, na qual o público e músicos irão interagir ao som dos judeus Ashkenazim.

Todos os dias, o ponto alto do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” será o acendimento de 10.000 velas, que desenharão 35 símbolos das diferentes culturas e religiões do mundo». Este momento tornou-se «a imagem de marca do evento – posicionados nas entradas, no interior do mercado e também na Praceta dos Símbolos, constituindo um espetáculo de enorme beleza visual, imensa produção de luz, que resulta muito bem em termos de fotogenia».

Segundo a autarquia lagoense, «nesta segunda edição são esperadas mais de 40.000 pessoas, ao longo de 4 noites que se esperam mágicas, num evento de caraterísticas únicas em Portugal».

Comentários

pub