Município de Lagoa implementa sistema inovador de Gestão de Resíduos Urbanos

O Município de Lagoa começou, no dia 19 de Junho, um projeto experimental (e pioneiro no Algarve), em colaboração com […]

tratamento-de-residuos-solidos-1O Município de Lagoa começou, no dia 19 de Junho, um projeto experimental (e pioneiro no Algarve), em colaboração com a empresa Solim, com a instalação de um Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos em duas viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados e em duas viaturas de recolha de Monos e Verdes.

Este sistema é constituído por sensores de basculamento dos contentores, sensor de localização geográfica, monitor de visualização dos circuitos e toda a informação recolhida e software de gestão de todo o sistema.

Esta fase experimental terá uma duração prevista de dois meses. Serão depois tiradas «as devidas conclusões relativamente à funcionalidade do sistema e aos benefícios que irá trazer a este Serviço de Recolha de Resíduos Urbanos».

A Câmara de Lagoa diz esperar que «a introdução deste sistema resulte na redução dos custos operacionais da recolha de resíduos (combustível, manutenção e pessoal), através da otimização dos circuitos de recolha, do aumento da produtividade, da gestão centralizada e mais eficiente dos equipamentos e das equipas de trabalho e da monitorização em tempo real do serviço executado, entre outros».

«Aumentar a qualidade do serviço, aumentando também a sua eficiência e reduzindo os seus custos, será o objetivo final da implementação de um sistema deste género», conclui a autarquia lagoense.

Comentários

pub