Monchique e Portimão têm risco muito elevado de incêndio

Os concelhos de Monchique e Portimão são dois dos três concelhos que hoje, em todo o país, apresentam risco muito […]

risco de incendioOs concelhos de Monchique e Portimão são dois dos três concelhos que hoje, em todo o país, apresentam risco muito elevado de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O terceiro município é o de Mação (Santarém).

O IPMA colocou também oito concelhos do distrito de Faro em risco elevado de incêndio, assim como Odemira, no distrito de Beja, além de outros 24 concelhos espalhados um pouco por todo o continente, com incidência no interior norte.

O restante mapa de Portugal continental encontra-se “pintado” a amarelo e verde, cores que revelam que os concelhos estão com risco moderado ou reduzido de incêndio, respetivamente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na segunda-feira 77 incêndios, que foram combatidos por 1.132 operacionais, com o apoio de 318 veículos.

 

Corrigida às 13h10, alterando o nome dos concelhos com risco muito elevado.

Comentários

pub