Monchique desafia a tricotar pelos direitos dos idosos

Monchique vai associar-se à campanha «Tricota esta ideia – uma manta pelos direitos dos idosos», que está a ser promovida […]

Uma Manta pelos IdososMonchique vai associar-se à campanha «Tricota esta ideia – uma manta pelos direitos dos idosos», que está a ser promovida pela Associação «Juntos Por Mais».

A autarquia monchiquense desafia a população e instituições a elaborar «um pequeno trabalho (quadrado de tamanho 30×30 cm) de tricot ou crochet, em lã, de ponto e cor livre», que irá integrar aquela que se quer que seja a recordista mundial na categoria «Maior Manta do Mundo».

Esta campanha pretende «sensibilizar e consciencializar a população para os direitos da população sénior, para o envelhecimento e respeito pelo idoso, para o combate ao isolamento e para a promoção do convívio interinstitucional e intergeracional, dinamizando e rentabilizando as parcerias existentes no seio da comunidade».

Os trabalhos que forem realizados podem ser entregues na Câmara Municipald e Monchique nos próximos meses. O projeto finalizará em Outubro de 2015, altura em que os seus promotores esperam ter condições para entrar no Guiness World Book of Record e formalizar uma candidatura.

Monchique, como recordou a autarquia numa nota de imprensa, «tem um índice de envelhecimento elevado, com pessoas com mais de 65 anos a corresponderem a mais de 31 por cento da população». Já a média nacional, segundo os Censos de 2011, é de 19 por cento.

«São números que comprovam a necessidade da sociedade portuguesa em reorganizar o cuidado e a proteção dos seniores. O envelhecimento da população não é, nem deve ser encarado como um problema, mas sim como uma conquista. Envelhecer com qualidade de vida constitui um desafio à responsabilidade individual e coletiva», consideroua Câmara de Monchique.

Comentários

pub