Maria Barroso internada em estado crítico em Hospital de Lisboa

A algarvia Maria Barroso, a mulher de Mário Soares, ex-Presidente da República, caiu e foi internada esta sexta-feira em estado […]

maria barrosoA algarvia Maria Barroso, a mulher de Mário Soares, ex-Presidente da República, caiu e foi internada esta sexta-feira em estado grave no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, noticiou em primeira mão o Diário de Notícias.

Segundo o DN, a antiga primeira dama, que já foi visitada pelo marido, está em coma.

Maria de Jesus Barroso Soares completou 90 anos, no passado dia 2 de maio, tendo nascido em 1925, na Fuzeta (Olhão).

Casou em 1949 com Mário Soares, que foi seu colega na Faculdade de Letras de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas. Tem dois filhos e cinco netos.

Sempre interventiva a nível cívico e cultural, Maria Barroso foi professora e diretora do Colégio Moderno, fundado pelo pedagogo João Soares, seu sogro.

Foi também atriz. Maria Barroso fez o curso no Conservatório, sendo aluna de grandes mestres, como  Maria Matos e Alves da Cunha. Ingressou no elenco do Teatro Nacional, na companhia de Amélia Rey Colaço/ Robles Monteiro.

Maria Barroso e Mário SoaresAo nível político, foi candidata a deputada pela Oposição Democrática no tempo de Marcelo Caetano, em 1969, tendo sido eleita deputada à Assembleia da República em legislaturas da década de 70 e 80 do século passado.

Presidiu à Cruz Vermelha depois de deixar o cargo de primeira-dama de Portugal e foi fundadora da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos, organização que dirige. Foi também fundadora da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

Foi distinguida com o título de Doutora Honoris Causa pelo Lesley College (23 de Maio de 1994), pela Universidade de Aveiro (16 de Dezembro de 1996)3 e pela Universidade de Lisboa (3 de Novembro de 1999). É Professora Honorária da Sociedade de Estudos Internacionais de Madrid. Recebeu também a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade a 7 de Março de 1997.

Comentários

pub