Marchas voltam a animar Quarteira nos Santos Populares

A cidade de Quarteira recebe nas noites de 12, 23 e 28 de junho, mais uma edição dos Santos Populares, […]

IMG_4124A cidade de Quarteira recebe nas noites de 12, 23 e 28 de junho, mais uma edição dos Santos Populares, com o desfile de oito marchas em representação das principais artérias da cidade, a partir das 21h00, na Avenida Marginal.

Segundo a Câmara de Loulé, «este evento tornou-se ao longo dos anos um verdadeiro cartaz turístico da cidade e da região algarvia nesta época do ano».

A Rua da Cabine traz este ano o tema “Viva Quarteira”, com uma coreografia que «pretende enaltecer esta antiga vila piscatória que é hoje um dos principais centros turísticos do Algarve: “a Quarteira dos quarteirenses é rainha da varina e do pescador”».

Este ano, a Mulher está em destaque na apresentação da Marcha Poeta Pardal. “É a Mulher Portuguesa” é o mote lançado pelo grupo que «irá recordar a tradição secular dos lencinhos bordados à mão pelas jovens mulheres que ofereciam aos seus namorados quando estes partiam para o Ultramar, como prova do seu amor».

A Marcha da Rua do Outeiro, uma das pioneiras nos Santos Populares de Quarteira, no ano de 2015 escolheu prestar homenagem à sua cidade com o tema “Quarteira é Rainha”, pois «apesar de para muitos poder ser varina, o seu povo a coroa de rainha».

As Florinhas de Quarteira representam um grupo fundado a título paroquial que nasceu há 29 anos, pela mão da Irmã Rosa Santos, e tem a particularidade de integrar apenas meninas e jovens raparigas. “Florinhas Moiras de Encantar” é o tema que os 51 elementos do grupo irão apresentar.

“Raiz do passo” é o tema escolhido pela Rua Gago Coutinho e que «representa os primeiros passos nas danças para a riqueza cultural de qualquer país».  Vão marchar por este grupo 50 elementos, com idades compreendidas entre os 6 e os 54 anos.
IMG_3632

No ano em que completa as Bodas de Prata, a Marcha Vasco da Gama apresenta o tema “O Algarve e as suas riquezas”. Este desfile vai retratar, através das roupas e acessórios dos marchantes, «“esta maravilha de mar banhado em sol e areia dourada”, sem esquecer a serra algarvia, as chaminés e amendoeiras em flor que são verdadeiros postais turísticos da região».

A Marcha de Vilamoura, que «tem sido marcada pela extravagância dos temas, no ano de 2015, não fugirá à regra». Com ”Quando o telefone toca…” Vilamoura «decide trazer a frescura e muita alegria ao regressar às décadas de 60, 70 e 80, apresentando os grandes êxitos nacionais que marcaram essas gerações e que muitos apelam para que voltassem. O grupo irá homenagear José Matos Maia, que foi não só um dos principais locutores dos discos pedidos, como também deu um importante contributo para Quarteira a nível teatral».

As crianças também participam neste desfile e nesta edição a Marcha Infantil da Fundação António Aleixo leva o tema “Os 20 anos da Fundação António Aleixo”. «São 20 anos de belas memórias repletas de histórias, de amor e paixão e dedicação daqueles que, de segunda a domingo, de janeiro a dezembro, ao longo destes 20 anos, fizeram e fazem a história desta Instituição». A Marcha Infantil da Fundação António Aleixo é um projeto que, desde 2003, desfila em Quarteira.

Segundo a Câmara de Loulé, «nos três dias de festejos – Stº António, S. Pedro e S. João – centenas de quarteirenses vão marchar para uma plateia de milhares de pessoas que, ano após ano, transforma este evento num dos maiores do género a sul do País».

Este desfile, que tem entrada gratuita, é uma organização da APROMAR, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

Comentários

pub