Lagoa reforça recolha dos Resíduos Urbanos durante este Verão

Aumentar as horas de recolha dos resíduos urbanos indiferenciados, reforçar a fiscalização e a recolha seletiva, adquirir uma nova viatura […]

lagoa limpaAumentar as horas de recolha dos resíduos urbanos indiferenciados, reforçar a fiscalização e a recolha seletiva, adquirir uma nova viatura e ainda sensibilizar o pequeno comércio e os serviços enquanto produtores de embalagens recicláveis, são as medidas que a Câmara de Lagoa vai tomar nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, para melhorar a recolha de resíduos urbanos no concelho.

Segundo a autarquia, o reforço na recolha de resíduos urbanos indiferenciados visa «suprir as insuficiências do período normal de recolha, acarretando um aumento significativo da frequência de recolha dos contentores«.

Assim, de 6 a 30 de Junho, será feita a recolha de segunda a sexta-feira das 5 às 12 horas e ao sábado das 5 às 11 horas (com seis viaturas). De 1 de Julho a 13 de Setembro, a recolha será ininterrupta, incluindo sábados e domingos (com cinco viaturas), das 5 às 12 horas.

A Câmara de Lagoa sublinha os custos que este reforço acarreta para as finanças da autarquia: «este aumento da frequência de recolha de resíduos implicará a realização de cerca de 2500 horas extraordinárias pelos trabalhadores afetos a este serviço, o que corresponderá a um custo adicional na casa do 15.000 euros.

A medida de sensibilização dos produtores de resíduos de embalagens recicláveis (pequeno comércio e serviços), será promovida, tal como no ano passado, este ano, numa parceria entre o Município de Lagoa e a Algar SA.

As duas entidades consideram «de extrema importância continuar a realizar as campanhas de sensibilização sobre a correta deposição dos resíduos de embalagens recicláveis e a promoção do Serviço “Ambilinha”». As primeiras ações já foram realizadas nos dias 3 e 4 de março e a seguintes estão agendadas para os dias 28 e 29 de Junho.

Pretende-se, com este projeto, «incentivar a correta separação dos resíduos de embalagens junto ao pequeno comércio e serviços das zonas comerciais de Lagoa, Pateiro, Parchal, Ferragudo, Carvoeiro, Sesmarias, Porches e Senhora da Rocha», bem como divulgar o serviço da “Ambilinha” e ainda, Promover a receção de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) gratuita nas instalações da Algar.

Por outro lado, a Câmara de Lagoa vai apostar no reforço da fiscalização, já que, «ultrapassada a fase de sensibilização», é agora necessário «garantir o cumprimento das normas e recomendações resultantes dessas mesmas campanhas». Para o efeito estão previstas ações a efectuar dentro e fora do horário de trabalho.

Quanto ao reforço da recolha seletiva, o município sublinha que «parte significativa da falta de recolha atempada diz respeito aos reciclados, nomeadamente vidros, embalagens, papéis e cartão cuja responsabilidade é da exclusiva competência da Algar». Por isso, salienta, «pouco mais nos resta do que estarmos atentos ao serviço prestado e comunicar a esta empresa os problemas detetados».

Pela sua parte, a autarquia lagoense vai adquirir uma nova viatura de recolha, no âmbito do programa de substituição das viaturas que se iniciou no ano passado. O novo camião deverá ser entreguie «no decurso do mês de Julho», tratando-se de uma viatura de recolha equipada com grua, que «reforçará de forma significativa os meios materiais necessários ao bom desempenho do serviço».

Todas estes medidas resultam do Plano de Reforço da Recolha de Resíduos Sólidos para 2015, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, «tendo em atenção os bons resultados obtidos em 2014 e no sentido de ajudar a manter a saúde pública».

A autarquia considera que, apesar de não dispor «dos meios humanos adequados às necessidades», as medidas «ajudarão a melhorar a qualidade do serviço prestado aos lagoenses e aos milhares de visitantes que são esperados nos meses que se avizinham».

Comentários

pub