GNR encontrou multibancos adulterados para “prender” dinheiro em Loulé

A GNR detetou, durante o fim-de-semana, tentativas de furto em máquinas de multibanco, através da colocação de sistemas de Cash […]

Cash TrappingA GNR detetou, durante o fim-de-semana, tentativas de furto em máquinas de multibanco, através da colocação de sistemas de Cash Trapping em caixas localizadas no concelho de Loulé.

Este método consiste na colocação de uma placa de metal ou plástico besuntada com cola na ranhura por onde sai o dinheiro, o que impede as notas de sair e, ao mesmo tempo, de voltarem a ser recolhidas pela máquina.

As vítimas deste esquema tendem a pensar que há um problema com a caixa de multibanco, ou seja, «que a máquina não está a funcionar e que não disponibilizou o dinheiro», explica a GNR.

Por norma, os utilizadores «ausentam-se do local e os suspeitos, que se encontram nas proximidades a vigiar a máquina, efetuam a recolha do dinheiro».

A GNR avança alguns conselhos para evitar ser vítima deste tipo de crime, que passam, desde logo, por uma verificação prévia da máquina que se está a utilizar, nomeadamente se esta «se encontra em perfeitas condições e não apresenta quaisquer indícios de ter sido vandalizada, alterada ou modificada».

Também há que verificar, com cuidado, as ranhuras para colocar o cartão e o local por onde sai o dinheiro, para ver se estão em bom estado.

«Em caso de anomalia de funcionamento da máquina, não aceite ajuda de terceiros e informe as autoridades, aguardando no local (caso seja seguro) a sua presença», aconselha a GNR.

Comentários

pub