Estudantes de cinco países deixam Faro depois de intercâmbio

Cinco estudantes estrangeiros, que estiveram em Faro ao abrigo de um programa de intercâmbio promovido pela associação Intercultura-AFS Portugal, já […]

Sílvia Gabadinho, mãe de acolhimento de duas estudantes de intercâmbio AFS_2Cinco estudantes estrangeiros, que estiveram em Faro ao abrigo de um programa de intercâmbio promovido pela associação Intercultura-AFS Portugal, já se despediram das famílias que os acolheram, devido ao final do ano letivo.

Os jovens, com idades entre os 15 e os 18 anos, chegaram ao Algarve em setembro para estudar numa escola secundária local. Durante estes meses, tiveram oportunidade de aprender português e foram integrados na comunidade, sendo acolhidos por famílias voluntárias que decidiram abrir as portas das suas casas a estudantes de outros países.

Sílvia Gabadinho, residente em Faro, terá de se despedir de duas estudantes que acolheu, uma do Japão e uma da Tailândia. A “mãe de acolhimento” lembra a temporada que passaram juntas: «tivemos momentos inesquecíveis e todos crescemos um pouco mais».

Além daquelas duas jovens, estiveram no Algarve estudantes da Itália, Alemanha e Polónia.

No próximo ano letivo, são esperados 90 novos estudantes em Portugal ao abrigo do mesmo programa. O recrutamento de famílias que queiram receber estudantes estrangeiros decorre até meados de Agosto.

No total, o Programa de intercâmbio está presente em 102 países, espalhados pela Europa, Ásia e Américas Central, do Norte e do Sul.

O Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma experiência de intercâmbio em que uma família acolhe em sua casa um/a jovem estrangeiro/a que vem estudar durante um trimestre, semestre ou ano letivo numa escola secundária em Portugal.

Uma família de acolhimento AFS pode ser constituída por apenas um membro (mãe ou pai), com ou sem filhos, não sendo necessário ter um quarto só para o estudante (pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento).

Segundo a Intercultura-AFS Portugal, «o Programa visa proporcionar aos diferentes participantes – família e estudante acolhido – uma experiência de aprendizagem intercultural, em que ambas as partes entram em contacto com novas referências culturais».

 

Comentários

pub