Encontros de Cozinha Solar voltam ao Campus da Penha

Dois encontros de cozinha solar estão marcados para as manhãs de 17 e 18 de Julho, no espaço frente ao […]

cozinha_solarDois encontros de cozinha solar estão marcados para as manhãs de 17 e 18 de Julho, no espaço frente ao Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, no Campus da Penha, em Faro, como sempre numa organização do professor Celestino Ruivo.

Os encontros, que começam às 9h15, incluem explicações e demonstração da construção de cozinha solar, terminam com um almoço solar partilhado.

Celestino Ruivo promete que «o programa incluirá algumas “surpresas solares”, em função das condições climatéricas do dia».

Face ao número de edições do encontro de cozinha solar já realizadas e ao número de utilizadores da cozinha solar, o organizador lança um convite «a todos aqueles que têm forno solar para participarem no encontro, trazendo consigo um ou mais fornos solares e ingredientes para confecionarem uma ou mais receitas para prato principal ou para sobremesa».

«A ideia consiste em reunir vários entusiastas da cozinha solar e proporcionar um momento de são convívio, durante o almoço partilhado após o encontro», explica Celestino Ruivo.

Daí que este professor da Universidade do Algarve, que tem sido o grande divulgador dos fornos solares na região, peça a todos os interessados que lhe digam «o tipo de forno que vão trazer e a respetiva receita, para podermos assim organizar um almoço solar partilhado e variado».

Programa:

9h15 – Abertura
9h30 – Cozinhas solares: tipo painel, tipo caixa, tipo parabólico.
Pontos fracos e pontos fortes dos vários tipos. Aplicação em restaurantes e em cantinas.
Celestino Rodrigues Ruivo; Prof. DEM/ISE/UALG
11h00 – Demonstração da construção de cozinha solar de baixo custo com elevada eficácia.
Celestino Rodrigues Ruivo; Prof. DEM/ISE/UALG
13h00 – Encerramento

Comentários

pub