Criminalidade Violenta desce no início de 2015 no Algarve, mas sobe no geral

A criminalidade violenta e grave no Algarve diminuiu 9,5 por cento entre janeiro e abril deste ano, em relação ao […]

Crime-PixA criminalidade violenta e grave no Algarve diminuiu 9,5 por cento entre janeiro e abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2o14. Segundo dados da GNR, houve menos 15 crimes deste tipo na região. No entanto, segundo a mesma fonte, a criminalidade geral aumentou 0,3%, resultado de mais 11 crimes que no ano passado.

Os dados foram anunciados durante a apresentação do reforço de efetivos de segurança para o verão no Algarve, que decorreu no sábado, com a presença da ministra da Administração Interna Anabela Rodrigues.

Os dados do primeiro quadrimestre na região deixam bons indicadores para o ano de 2015, uma vez que, durante todo o ano de 2014, a criminalidade violenta na região desceu apenas 1%, correspondente a menos seis crimes em todo o ano civil.

Criminalidade violenta2014
Fonte: GNR

Os concelhos que apresentaram números mais elevados, em 2014, no que à criminalidade violenta e grave diz respeito – na área de jurisdição da GNR – foram os de Loulé, Albufeira e Silves, respetivamente.

No caso de Loulé, de 2013 para 2014, houve menos 21 crimes, mas, em Albufeira, houve mais 19 crimes, e em Silves houve mais sete crimes violentos ou graves.

No lado oposto, Alcoutim, em 2014, não registou nenhum crime violento, e Monchique e Vila do Bispo tiveram apenas um delito deste género.

No que diz respeito à criminalidade geral, Loulé, Albufeira e Silves voltam a ocupar o “top”, sendo que em 2014, houve menos crimes nos três concelhos do que em 2013.

A PSP também apresentou os seus números sobre criminalidade no Algarve e o resultado do primeiro trimestre de 2015 acompanha a tendência de descida também registada pela GNR, sendo que os crimes violentos e graves diminuíram 11,5 por cento no primeiro trimestre de 2015, enquanto o número de detidos decresceu 10,7%.

 

Comentários

pub