Começam três dias de jazz no Sítio das Fontes

O Olivier Ker Ourio & Manuel Rocheman, bem como The Postcard Brass Band, marcam amanhã, dia 26, o arranque dos […]

lagoa jazz fest 1O Olivier Ker Ourio & Manuel Rocheman, bem como The Postcard Brass Band, marcam amanhã, dia 26, o arranque dos três dias do Lagoa Jazz Fest’15, que decorre no anfiteatro ao ar livre do parque municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, Lagoa.

No sábado, o palco será ocupado por Patáx, um projeto que junta flamenco, funk, latin jazz e afro-cuban, enquanto no domingo, dia 28, a fechar, será a vez de dois trios: o de João Barradas, com o seu acordeão, e o de David Helbock, o nome internacional desta edição do festival.

O recinto, que terá também animação de rua, exposições, feira do disco e serviço de bar e restaurante, abre ao público às 19h00, estando os concertos marcados para as 22h00.

O espaço Lounge depois dos concertos, junto à caldeira do antigo moinho de maré, apresentará Nanã Sousa Dias (sax/flauta) e ainda Chillout Music.

Os bilhetes custam 8 euros e estão à venda no Convento de S. José, em Lagoa (282 380 434), no Auditório Municipal de Lagoa (282 380 452) ou no local do festival.

 

olivier courio

Olivier Ker Ourio & Manuel Rocheman
Olivier Ker Ourio, reconhecido atualmente como um dos melhores harmonicistas do mundo, e o pianista Manuel Rocheman criam um duo reconhecido no panorama artístico internacional.

Aclamados pelo público e pela crítica da especialidade, o brilhantismo e virtuosismo destes músicos proporcionam um viagem intimista pelo universo dos grandes compositores com uma cumplicidade e sonoridade muito própria.

Olivier Ker Ourio – harmónica
Manuel Rocheman – piano

 

brass band

The Postcard Brass Band

The Postcard Brass Band é um grupo eclético e livre de preconceitos musicais, que explora vários estilos e linguagens musicais, do jazz tradicional de New Orleans à improvisação espontânea.

Após um primeiro disco lançado em finais de 2007, bem recebido e aplaudido pela crítica especializada, “The Postcard Brass Band”, o grupo está de regresso com novo álbum de nome “Pop&Roll”.

Este novo trabalho tem como base uma seleção de novos arranjos de temas bem conhecidos do público em geral, assim como alguns originais dos elementos da banda, todos eles com dinâmicas e direcções musicais distintas.

Para esta nova abordagem, muito contribuiu a sonoridade de um novo instrumento musical concebido por Sérgio Carolino e construído pelos mestres construtores norte-americanos Tim Sullivan e Harold Hartman, instrumento batizado com o nome de Lusofone (Lusophone) e mais tarde rebatizado de Lucifer, devido à sua sonoridade avassaladora.

Mário Marques – saxofone tenor e soprano
Michel Lauren – bateria
Sérgio Carolino – lusophone Lucifer
Rúben Santos – trombone

 

patax

PATÁX

Reconhecendo a importância e o legado de grupos memoráveis como Weather Report, Chick Corea Eletric Band, Herbie Hancock, Zawinul Syndicate… e influenciados pelo jazz dos Irakere, Wayne Shorter, Miles Davis, Hermeto Pascoal, Morente e Paco de Lucía, este projeto apresenta uma fusão de estilos como o flamenco, o funk e o latin jazz com o folclore afro-cubano como ingrediente especial.

Com a publicação do DVD “Live From Patax Infinito”, a banda Patáx apresenta-se como uma banda de jazz/ fusão constituída por um elenco de músicos virtuosos originários de países como Espanha, Itália, Argentina numa combinação explosiva da linguagem de improvisação com ritmos contagiantes.

Jorge Pérez – percussão * Federico Lechner – piano * Carlos Sanchez – baixo * Marcos Collado – guitarra * Valentín Iturat – bateria
Fabrizio Scarafile – saxofones * Roberto Pacheco – trombone * Raul Gil – trompete * Alana Sinkey – voz * Lidon Patiño – bailarina

 

joão barradas

João Barradas Trio

João Barradas, jovem acordeonista com um grande respeito pela tradição, evidencia uma grande influência da linguagem musical de incontornáveis instrumentistas, compositores e mestres do Jazz, de Ahmad Jamal a Herbie Hancock (pianistas), ou de Greg Osby a Sonny Stitt (saxofonistas).

O acordeão com secção rítmica (bateria e contrabaixo) permite a liberdade necessária para construir uma sonoridade pouco explorada no mundo deste aerofone.

As suas composições originais baseiam-se numa linguagem jazz mainstream e partem da vontade de criar uma música actual, livre de preconceitos, com uma sonoridade própria e que reflete a vivência no meio musical do século XXI onde o acordeão se apresenta como uma ferramenta de expressão e não “apenas” uma estética musical.

 

david helbock

David Helbock Trio

David Helbock, pianista, é vencedor por duas vezes do maior festival do mundo de jazz-piano-solo, o festival de Jazz de Montreux/ Suiça, além do prémio da preferência do público. O seus álbuns merecem menções honrosas e elogios da crítica internacional.

Recebeu o mais importante prémio da sua categoria, Ouststanding Artist Award na Áustria, país onde nasceu na pequena cidade de Koblack, daí para o mundo onde tem alcançado uma carreira de sucesso.

David idealiza e realiza projetos com riqueza de detalhes, pesquisa e elevado padrão artístico na interpretação.

Iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade no Feldkirch Conservatory, onde se graduou com mérito de excelência em jazz performance. No ano de 2000, começa a estudar com o pianista norte-americano Peter Madsen, seu professor, mentor e amigo.

Realizou digressões de enorme sucesso nos EUA, Europa, Ásia, África, América Latina, Índia. Helbock é também um compositor de reconhecido talento, participou no One Year Composition Project com o desafio de compor um tema novo por dia durante um ano, e que deu origem em 2010 à publicação do seu Personal Realbook, com mais de seiscentas composições.

Comentários

pub