Ciclistas pedalaram mais de 13 mil quilómetros pelo Algarve em desafio de âmbito europeu

Os ciclistas que se juntaram à equipa Algarve, no European Cycling Challenge 2015 (ECC 2015), percorreram, em conjunto, mais de […]

Bicicletas públicasOs ciclistas que se juntaram à equipa Algarve, no European Cycling Challenge 2015 (ECC 2015), percorreram, em conjunto, mais de 13 mil quilómetros.

Números que não chegaram para vencer o desafio, que decorreu durante todo o mês de Maio, mas que colocam a região num honroso segundo lugar do terceiro grupo desta iniciativa, que pretende promover o uso da bicicleta como meio de transporte privilegiado nas deslocações do dia-a-dia.

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve veio a público destacar os «bons resultados» obtidos pela equipa que “apadrinhou” neste desafio, que colocou milhares de cidadãos a pedalar pelas estradas da Europa.

Segundo esta entidade, a região «ficou à frente de cidades como Barcelona e Bristol». Mais dados sobre o desafio e os seus resultados deverão ser apresentados ao público no final do mês de junho.

«Com 294 ciclistas urbanos, o Algarve destacou-se na 4ª edição de um evento que procura promover a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte nas deslocações habituais do quotidiano», ilustrou, numa nota de imprensa, a AMAL, entidade que junta os 16 municípios algarvios.

«A aceitação da comunidade algarvia foi bastante satisfatória, com mais de 70 atividades organizadas no âmbito da participação da equipa Algarve, num programa muito dinâmico e diversificado para 31 dias de competição», acrescentou aquela entidade, que lembra que, por norma, «somente 1 por cento das deslocações diárias [no Algarve] se realiza de bicicleta».

O European Cycling Challenge tem, na sua base, uma aplicação móvel, que qualquer pessoa pode descarregar para o seu telemóvel, de modo a participar no evento. Além de servir para contabilizar os quilómetros percorridos por cada ciclista que adere ao desafio, a aplicação permite «fazer um levantamento dos caminhos e percursos preferidos dos adeptos das duas rodas, com o intuito de avaliar as condições oferecidas pelos mesmos e de definir prioridades de investimento para o futuro», segundo a AMAL.

E, tendo em conta que este é um desafio abrangente – qualquer pessoa, residente ou visitante, teve a oportunidade de se juntar à equipa Algarve – ficou-se a conhecer, não só, por onde andam os ciclistas algarvios, mas também por onde passeia quem visita a região.

«Este desafio serviu ainda para despertar a opinião pública para as lacunas existentes no quadro legislativo do país sobre a utilização da bicicleta, um dos principais meios de transporte nas cidades e nas regiões da Europa, de forma a contornar obstáculos e a melhor adaptar o território para a circulação deste veículo, amigo do ambiente e sinónimo de um estilo de vida saudável», acrescentou a AMAL.

O ECC 2015 foi promovido na região algarvia pela AMAL numa colaboração com os municípios, o Comando Territorial do Distrito de Faro da GNR, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, os Comboios de Portugal, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região Algarve, a Inframoura, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e diversas associações e grupos informais de cidadãos.

Comentários

pub