Cais flutuante vai ser instalado em Castro Marim

A Câmara Municipal de Castro Marim vai avançar para a instalação de um cais flutuante, no rio Guadiana, ao lado […]

A Câmara Municipal de Castro Marim vai avançar para a instalação de um cais flutuante, no rio Guadiana, ao lado da vila. O avanço da obra foi acordado através de um protocolo de colaboração entre a autarquia e a Região Hidrográfica do Algarve.

Francisco Amaral, presidente da Câmara, acredita que esta infraestrutura vai redirecionar Castro Marim para a sua maior riqueza endógena, o rio Guadiana, «para onde tínhamos as costas voltadas, afastando um dos principais motores de desenvolvimento do Baixo Guadiana».

Segundo a autarquia, «o futuro cais flutuante de Castro Marim vai criar as condições adequadas, em termos de acessibilidade e segurança, para o embarque e desembarque dos utilizadores, além de minimizar o fundeamento desorganizado das embarcações ao longo do esteiro».

A instalação do cais, «possibilitará ainda o desenvolvimento das atividades náuticas, tanto na vertente da pesca como na vertente desportiva, nomeadamente a canoagem, e consequentemente, sensibilizará a população para a proteção destas massas de água e ecossistemas», acrescenta a Câmara Municipal em nota enviada às redações.

A Câmara Castro Marim «já conseguiu financiamento comunitário, estando a obra já foi contratualizada e com arranque para breve».

Comentários

pub