Auto da Barca do Inferno na inauguração do Espaço Guadiana

A peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, vai subir ao palco do Espaço Guadiana, em Alcoutim, no […]

Espaço GuadianaA peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, vai subir ao palco do Espaço Guadiana, em Alcoutim, no dia 9 de junho às 21h00. A apresentação da obra, pelo TEA – Teatro Experimental de Alcoutim, está integrada na programação da cerimónia de inauguração deste espaço multiusos.

A obra de Gil Vicente é a primeira parte da chamada Trilogia das Barcas (Auto do Purgatório e Auto da Barca da Glória). A trama tem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma comandada por
um anjo com destino ao paraíso, e outra chefiada pelo diabo em direção ao inferno.

Todas as almas, assim que se desprendem dos corpos, são obrigadas a passar por esse lugar para serem julgadas. Dependendo dos atos cometidos em vida, elas são condenadas à barca da glorificação ou à do inferno. Tanto o anjo quanto o diabo podem acusar as almas, mas somente o anjo tem o poder da absolvição.

Com encenação de Francisco Braz, darão vida às personagens desta peça de Gil Vicente os atores Bruno Barão, Ricardo Faustino, Ângela Correia, Francisco Braz, Andreia Cipriano, Filipe Ribeiros, Carolina Ribeiros, Nelson Fernandes, Joaquina Valério, Paulo Ribeiros, Joana Cavaco, Lurdes Palma, José Cavaco e Bruno Xavier.

O espetáculo é organizado pelo Município de Alcoutim e tem entrada gratuita.

Comentários

pub