Atividades educativas no Museu Municipal de Lagos promovem património

O Museu Municipal de Lagos promoveu, este ano letivo, duas grandes atividades vocacionadas para os alunos dos 1º e 2º […]

Museu de Lagos
Museu de Lagos

O Museu Municipal de Lagos promoveu, este ano letivo, duas grandes atividades vocacionadas para os alunos dos 1º e 2º ciclos de escolas de Lagos.

Divulgar e promover o património do concelho e sensibilizar os participantes para a importância da sua valorização e preservação são o principais objetivos desta iniciativa. «Considerando o bom resultado alcançado, os projetos vão ter continuidade», anunciou a Câmara de Lagos.

“Do Museu Para a Rua com História e Aventura” e o Peddy Paper “Aventura-te pelo Património de Lagos”, foram dois dos principais projetos realizados este ano pela equipa do Museu Municipal de Lagos Dr. José Formosinho, no âmbito das iniciativas para as escolas.

Nestas atividades educativas, participaram oito turmas (do 1º e 2º ciclos) de várias escolas de Lagos, num total de 165 alunos.

Uma vez que as iniciativas foram avaliadas positivamente pelos próprios professores que acompanharam estes alunos, foi decidido pelo executivo municipal dar continuidade aos dois projetos.

A Câmara salienta o «interesse dos participantes nestas iniciativas, encaradas como valorizadoras para a divulgação e promoção do património do concelho».

“Do Museu para a Rua com História e Aventura” tem como grandes objetivos ser uma atividade que se destina a explorar, a pé, as ruas do Centro Histórico, promovendo a curiosidade e o olhar observador para a evolução do espaço urbano, antes/agora e do património histórico, artístico e cultural; sensibilizar os participantes para a importância do património construído e, por isso mesmo, para os valores da preservação, valorização e divulgação e, finalmente, criar hábitos em regressar aos locais por onde passaram com um novo olhar.

Quanto ao Peddy-Paper «Aventura-te pelo Património de Lagos», e de acordo com a equipa do Museu que o desenvolveu, é uma atividade que se destina a explorar, a pé, o Centro Histórico, contribuindo, de forma lúdica e pedagógica, para a divulgação do Património Local bem como a sua a valorização numa perspetiva de despertar o interesse e o “olhar” crítico/observador
da Paisagem Cultural e Arquitetónica de Lagos.

Ambos os projetos terão continuidade no ano letivo 2015/2016.

Comentários

pub