APS estende Sistema de Gestão de Segurança da Informação aos portos do Algarve e à ferrovia

O SGSI – Sistema de Gestão de Segurança da Informação da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) vai […]

Porto Comercial de FaroO SGSI – Sistema de Gestão de Segurança da Informação da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) vai ser alargado aos portos do Algarve e à ferrovia. Para isso, o SGSI foi auditado pela Lloyd’s Register Quality Assurance, que, além da auditoria de acompanhamento, auditou também o alargamento do âmbito do sistema aos portos do Algarve e à ferrovia, nos termos da norma ISO/IEC 27001:2013.

«O SGSI da APS já contemplava a segurança da informação aplicada às escalas de navios e mercadorias no Porto de Sines, gerida na Janela Única Portuária, mas agora passou a aplicar-se também às escalas de navios e mercadorias nos Portos de Faro e de Portimão, com as mesmas exigências ao nível da Disponibilidade, Confidencialidade e Integridade da informação tratada e protegida», explica a APS.

Foi também aprovada a extensão do SGSI ao tratamento da informação nas escalas de comboios e à solução de autorizações da Autoridade Tributária e Aduaneira para a intermodalidade no TXXI.
«Trata-se de funcionalidades relativamente novas e desenvolvidas numa lógica de Janela Única Logística, mas cuja robustez e sentido inovador de utilização foram pontos fortes salientados pela Lloyd’s», acrescenta a APS.

Desta forma, a APS diz estar a criar «condições para responder às expectativas das partes interessadas que utilizam e trabalham nos três portos sob sua gestão [Sines, Portimão e Faro], proporcionando ferramentas e controlos para proteger o sigilo do negócio e, simultaneamente, agilizar os procedimentos numa perspetiva de SmartPort».

Comentários

pub