Aljezur instala energia solar térmica nas Piscinas Municipais

O projeto de energia solar térmica das piscinas municipais de Aljezur, que visa a colocação de 100 painéis solares térmicos […]

piscinas municipais de AljezurO projeto de energia solar térmica das piscinas municipais de Aljezur, que visa a colocação de 100 painéis solares térmicos para o aquecimento da água dos depósitos com 16.000 litros de capacidade, está agora a ter início, anunciou a Câmara Municipal de Aljezur.

No âmbito deste projeto, o edifício das piscinas será ainda alvo de certificação energética.

Antes, a autarquia tinha já investido no campo de futebol, numa intervenção que já se encontra concluída, tendo sido aí instalados 12 coletores solares e um depósito de acumulação de 2.000 litros, permitindo assim a redução do consumo de combustíveis fósseis, nomeadamente gás, com o aquecimento das águas quentes sanitárias de consumo, bem como a redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Esta intervenção obteve a Classificação A (44%), das classes de energia, no certificado energético emitido pela Certificação Energética e Ar Interior.

O investimento total para a implementação destes projetos é de 222.726,22 euros, o qual será financiado no âmbito do PO Algarve21 a 65%, correspondendo a uma comparticipação FEDER de 144.772,04 euros e a um custo efetivo por parte do Município de 77.954,18 euros.

A Câmara de Aljezur salienta que «a diminuição da pegada ecológica na utilização do território constitui um dos vetores sempre presentes na sua tomada de decisão».

Assim, os consumos de energia nos equipamentos geridos pela autarquia «têm vindo a ser monitorizados, de modo a potenciar qualquer oportunidade economicamente viável que permita a sua diminuição».

Esta orientação, acrescenta a autarquia, «tem levado a várias intervenções na rede de iluminação pública, bem como em alguns equipamentos públicos».

Comentários

pub