Algarvio João Pinto acaba primeiro dia do Nacional de Access na liderança

O algarvio João Pinto (Iate Clube Marina de Portimão / Vela Solidária) e o vianense José Cavalheiro (Clube Vela de […]

Nacional Acess 2015 Portimão_Dia 1_Paulo Marcelino_2
Foto de Paulo Marcelino / Swell Algarve

O algarvio João Pinto (Iate Clube Marina de Portimão / Vela Solidária) e o vianense José Cavalheiro (Clube Vela de Viana do Castelo) confirmaram o estatuto de favoritos e assumiram a liderança do Campeonato Nacional Access 2015, que começou esta sexta-feira, 12 de Junho e decorre até domingo, na Marina de Portimão.

João Pinto lidera em 303 Duplo, com Guilherme Ribeiro; e também em 303 Singulares, categoria que se estreou em Portugal neste campeonato. José Cavalheiro comanda a frota de 2.3 (singulares).

O primeiro dia do Campeonato Nacional Access 2015, em Portimão, esteve um pouco nublado, a poupar a pele à agressão do sol, com vento bastante instável durante quase toda a jornada, a variar de Sudoeste a Noroeste, na ordem dos 5 nós, com algumas rajadas e paragens. Mais tarde subiu de intensidade até aos 18 nós, fixando-se no quadrante Sudoeste, para a fase final do dia, quando decorreram as regatas de 303 singulares.

Estão presentes neste campeonato 23 velejadores – 11 em 2.3 (singulares) e 12 em 6 duplas 303 – em representação de 6 clubes de Portugal Continental, Açores e Madeira. Neste primeiro dia foram disputadas três regatas 303 Duplo, três regatas 2.3 (singulares) e ainda duas regatas 303 Singulares, modalidade que se estreou neste campeonato – é habitual no Europeu Access, mas não em Portugal – e que foi disputada por cinco velejadores inscritos nas outras duas categorias.

A tripulação João Pinto e Guilherme Ribeiro venceu todas as regatas 303 Duplo do dia e João Pinto venceu depois as 2 regatas 303 Singulares. Na competição 303 Duplo, a dupla do ICMPortimão confirmou o favoritismo que lhes confere a liderança do ‘ranking’, a vitória nas duas Provas de Apuramento Nacional e o pleno em regatas conquistado na última PAN, em Cascais. Mas hoje, em Portimão, a dupla algarvia foi fortemente pressionada pela dupla André Bento e Pedro Reis, do Clube Naval de Cascais, fazendo antever um duelo renhido nos próximos dias do campeonato.

Nacional Acess 2015 Portimão_Dia 1_Paulo Marcelino_1
Foto de Paulo Marcelino / Swell Algarve

Em 2.3, barco mais pequeno e para um único tripulante, José Cavalheiro (CVVianaCastelo) foi soberano e venceu as três regatas do dia com larga vantagem sobre toda a frota. José Cavalheiro alinhou depois em 303 Singulares e completou a primeira regata na frente, mas já lhe tinha sido assinalada uma partida irregular, que o velejador não corrigiu durante a regata. Foi desclassificado e não alinhou, por opção própria, na segunda regata 303 Singulares.

O algarvio João Pinto venceu as 2 regatas 303 Singulares mas em luta apertada com Pedro Reis (CNCascais). Ambos os velejadores usaram o mesmo barco com que competiram em 303 Duplo. Na última regata do dia, em 303 Singulares, já com vento forte, João Pinto teve uma prestação tecnicamente irrepreensível, conseguindo distanciar-se da pressão de Pedro Reis e chegou à marina visivelmente satisfeito.

O Campeonato Nacional Access 2015 continua amanhã, sábado 13 de Junho. A primeira regata está prevista para as 11 horas.

Comentários

pub