140 tipos de cerveja dão-se a beber no 1º Alameda Beer Fest em Faro

23 produtores e 140 tipos de cerveja nacional e internacional vão estar presentes na primeira edição do Alameda Beer Fest […]

alameda beer fest 223 produtores e 140 tipos de cerveja nacional e internacional vão estar presentes na primeira edição do Alameda Beer Fest – Festival Internacional de Cervejas e Cervejeiros Artesanais, a decorrer de 3 a 5 de Julho, no Jardim da Alameda João de Deus, em Faro.

Além das cervejas artesanais – duas delas produzidas no Algarve – haverá ainda gastronomia algarvia, música e performances artísticas.

A Câmara de Faro salienta que «este formato inovador é já uma aposta consistente a nível internacional, dentro dos poucos momentos de qualidade da oferta deste tema que existem em Portugal».

A capital do Algarve torna-se, com o Alameda Beer Fest, na sua edição de arranque, na referência a sul da Península Ibérica mais mediática, atraindo grandes cervejeiras e projetos já consolidados, 18 nacionais – entre os quais dois algarvios, cinco de Espanha e de um produtor britânico, além de uma seleção de artesanais importadas em barril, exclusivas para o festival, dos novos produtores belgas, ingleses e americanos.

O festival abre as suas portas das 17h00 às 2h00, contando com uma vasta programação, marcadamente virada para a ligação com a cerveja e o empreendedorismo crafter, a folia musical, conteúdos pedagógicos, em estreita harmonia com o belíssimo Jardim da Alameda – um ícone da capital e dos farenses.

Bandas em arruada, concertos ao vivo e dj darão o tom musical transversal a todas as idades.

Haverá ainda workshops e labshops sobre cerveja, como a entender e como a produzir, harmonizar com determinados produtos e receituários do Algarve, degustar as propostas – nomeadamente as que já se produzem no Algarve.

Do programa constam também showcookings e degustações de Cataplana Algarvia, feita com base em cerveja e peixes da costa algarvia, pela mão do Chef Augusto Lima, bem como harmonização dos doces tradicionais do Algarve com cervejas artesanais.

Outra aposta é nas provas guiadas pelo Chef e pelo Mestre Cervejeiro Pedro Sousa, identificando os sabores e aromas gastronómicos que acompanham as cervejas.

Momento também imperdível será o curso prático exclusivo para principiantes de como fazer cerveja, também por Pedro Sousa, da Post Scriptum Brewery.

alameda beer festO Alameda Beer Fest será igualmente palco para a estreia mundial de uma gama de gelados artesanais com assinatura de Chef, com base cervejeira de Stouts e Doppel Bocks, com produtos inovadores e únicos desta região como a salicórnia e a flor de sal.

Será também feito o lançamento de uma edição especial limitada de cerveja infusionada com zest da famosa Laranja do Algarve – a Zezé Double Ale, assim como serão apresentadas as cervejas artesanais do Algarve, Moura de alfarroba e a Marafada, sinal de inovação e empreendedorismo.

O programa inclui ainda um mercado de artesanato urbano de autor, conferências e conversas em que o tema se debate e se pontua nas áreas do marketing e I&D do produto, com a Cerveja Maldita, criadores de festivais e júris mundiais de cerveja como o espanhol David Castro, terminando esta volta pela enorme expectativa criada pela apresentação – um estreia em Portugal – da Cerveja do produtor Ian Robinson e da sua marca Trooper.

O festival contará também com a presença exclusiva do vocalista e fundador da banda Iron Maiden, produtor de cerveja, que a partir do beer point do Moto Clube de Faro, promete aquecer os motores e mostrar a pujança destas duas grandes instituições: o Moto Clube de Faro e a mundialmente famosa banda de Heavy Metal;

Numa «lógica de posicionamento territorial e boas práticas de comunicação e difusão da cultura cervejeira», os organizadores salientam o facto de Faro e o Alameda Beer Fest terem como convidados especiais para esta edição os cervejeiros andaluzes, «um mercado já evoluído, mas que carece de eventos e festivais de referência onde se podem mostrar».

Estes são os ingredientes de um grande evento que marcará a agenda algarvia, tal como a definição da cerveja artesanal: de qualidade elevada, pura e alegre, com personalidade e carácter próprios e uma motivação de empreender enorme.

O Alameda Beer Fest é organizado pelo Município de Faro, OG & Associados e pela empresa municipal Ambifaro- Gestão de Equipamentos Municipais.

São parceiros do Alameda Beer Fest as seguintes entidades: AIHSA- Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, Ana Aeroportos- Aeroporto de Faro, Docapesca-Portos e Lotas, My Choice Algarve, Toyota e Turismo de Portugal.

Conta também com os seguintes apoios: Eliarte- brindes publicitários, Jumbo, Leiken- Kitchen, Leading Brand, Moto Clube Faro, Palácio do Tenente e Pão de Açúcar.

Os media partners são o Correio da Manhã, a RUA Fm e o Sul Informação.

 

PROGRAMA:
sexta-feira, 3 de Julho
17:00 – Rua FM – Didier Grelha – Palco Poente
18:30 – Conversas Cervejeiras: “Showcase MALDITA” -Biblioteca
19:00 – Funkarmonica – Palco Poente
19:30 – Workshop # Pão Algarvio e Cerveja Artesanal, duas fermentações de qualidade – Palco Nascente
20:00 – Concerto – José António Martins – Palco Poente
20:30 – ShowCooking # Cerveja Artesanal & Doces Algarvios – Palco Nascente
21:00 – Funkarmonica – Palco Nascente
21:30 – Harmonização # Queijos Algavios & Cerveja Artesanal – Palco Nascente
21:30 – Concerto – Mauro Amaral – Palco Poente
22:30 – Concerto – Six Irish Men – Palco Nascente
23:30 – Funkarmonica – Palco Poente
0:00 – DJ Lord Vegan – Palco Nascente

sábado, 4 de Julho
14:45 – LabShop – Produção de Cerveja – IPDJ
17:00 – Rua FM – Didier Grelha – Palco Poente
18:30 – Conversas Cervejeiras: “Cervejeiros/Festivais – Protagonistas e Promotores” – Biblioteca
19:00 – Female Funfarra – Palco Poente
19:30 – Conversa Cervejeira # Cerveja Artesanal & Gastronomia Algarvia – Palco Nascente
20:00 – Concerto – Tércio – Tributo aos anos 60 – Palco Poente
20:30 – ShowCooking # Conserveiras tradicionais&Cerveja Artesanal – Palco Nascente
21:00 – Female Funfarra – Palco Nascente
21:30 – Concerto – Daniel Kemish – Palco Nascente
21:30 – Showcooking/Degustação “Cataplana Algarvia” -Palco Poente
22:30 – Concerto – Lipstick – Palco Nascente
23:30 – Female Funfarra – Palco Poente
0:00 – Dj Helena Isabel – Palco Nascente

domingo, 5 de Julho
17:00 – Rua FM – Didier Grelha – Palco Nascente
19:00 – Funkarmonica – Palco Poente
19:30 – ShowCooking # Cervejas Artesanais & Polvo e Peixe da costa Algarvia – Palco Nascente
20:00 – Concerto – Out of Key – Palco Poente
20:30 – Degustação # Cerveja Artesanal na oferta gastronómica da restauração local – Palco Nascente
21:00 – Funkarmonica – Palco Nascente
21:30 – Degustação a confirmar – Palco Nascente
21:30 – Concerto – M90 – Palco Poente
22:30 – Concerto – Let’s Go Out – Palco Nascente
23:30 – Funkarmonica – Palco Poente
0:00 – Rua FM – Didier Grelha – Palco Nascente

Comentários

pub