Tempo seco e vento aconselham a cuidados redobrados para evitar incêndios

O risco de incêndio vai ser elevado a muito elevado em quase toda a região do Algarve, e até máximo, […]

Risco de Incêndio 17 de Maio de 2015O risco de incêndio vai ser elevado a muito elevado em quase toda a região do Algarve, e até máximo, no concelho de Monchique, até segunda-feira, devido às condições climatéricas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê temperaturas altas, tempo seco, com humidade relativa muito baixa e vento moderado a forte, que constituem uma receita de risco para a ocorrência de ignições.

Tendo isto em conta, a Proteção Civil de Portimão aconselha à adoção de medidas preventivas, num aviso à população, que passam, desde logo, por evitar fazer queimas ou queimadas, ou outro tipo de atividades com fogo.

Também é desaconselhado o lançamento de material pirotécnico e fumar ou fazer lume em zonas florestais. Os agricultores  são sensibilizados a ter cuidado com o manuseamento de maquinaria.

No que toca às condições climatéricas, são de esperar temperaturas entre os 25 e os 35 graus até segunda-feira. Já o vento, deverá ser moderado, de Norte (até 30 quilómetros/hora), até ao final desta sexta-feira, rodando para nordeste na manhã de sábado e para leste no domingo, dias em que se espera vento forte (45 km/h) nas terras altas e moderado (35 km/h) de nordeste no litoral oeste, durante a tarde, reduzindo de intensidade na segunda-feira. A humidade relativa não deverá ultrapassar os 20 por cento.

Comentários

pub