Tabuleiros de jogo de Alcoutim e outros 14 bens colocam Algarve na primeira Rota Omíada do mundo

Os jogos de tabuleiro omíadas do núcleo de arqueologia do castelo de Alcoutim, o castelo velho desse município e o […]

castelo velho de alcoutimOs jogos de tabuleiro omíadas do núcleo de arqueologia do castelo de Alcoutim, o castelo velho desse município e o pano de muralha no castelo de Silves são alguns dos 15 bens inventariados no Algarve e que, a partir de agora, vão integrar a primeira Rota Omíada do mundo.

Para debater a criação da Rota Omíada, que irá percorrer o legado da dinastia árabe omíada na cultura e património de vários países mediterrânicos, entre os quais Portugal, Faro acolhe, na próxima quarta-feira, 3 de junho, o Encontro Internacional de Turismo Cultural – Projeto Umayyad.

O encontro internacional decorrerá no Museu Municipal de Faro, entre as 09h45 e as 13h00. Além do presidente do município Rogério Bacalhau, do presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) Desidério Silva, e da diretora regional de Cultura do Algarve Alexandra Gonçalves, o evento contará com a presença dos parceiros internacionais do projeto.

Mas este encontro é apenas um dos momentos previstos no programa da visita à região do comité diretivo do projeto Umayyad.

Esta comitiva de 25 pessoas chegará ao Algarve logo no dia 2 para reuniões de trabalho, às quais se seguirá o encontro do dia 0, aberto ao público, e um passeio no dia 4 por Castro Marim, Alcoutim, Cacela Velha e Tavira, tendo os três últimos locais vestígios omíadas, datados de 711 a 1031.

«Umayaad» ou «Rota Omíada» é o nome do percurso turístico que junta sete países ligados ao Mediterrâneo – Itália, Tunísia, Egito, Jordânia, Líbano, Espanha (Andaluzia) e Portugal (Algarve) – e um património comum a todos eles: a herança dos omíadas. Na região algarvia, a presença desta dinastia fez-se sentir por mais de três séculos.

O projeto da rota transnacional que dará a conhecer a história do império omíada no mundo, arrancou em 2013, tem sítio oficial na Internet, em http://umayyad.eu, e um folheto próprio que chegará em junho aos 21 postos de turismo do Algarve.

O Umayyad está agora na fase final, com a sinalização no terreno e o desenvolvimento de materiais de apoio para que, até ao final do ano, seja possível colocar os pés na primeira rota omíada do mundo.

Tabuleiro de jogo
Tabuleiro de jogo de tipo Mancala III, recolhido no Castelo Velho de Alcoutim – foto alcoutimlivre.blogspot.com

A representação portuguesa no projeto Umayyad é assegurada pela RTA e pela Direção Regional de Cultura do Algarve, que lideram o grupo de suporte local que está a implementar o itinerário na região.

A nível global, a Rota Omíada é liderada pela Fundação El Legado Andalusí e co-financiada pela União Europeia, através do programa ENPI – European Neighborhood and Partnership Instrument.

Quando atravessarem a futura rota internacional, os visitantes poderão admirar mesquitas, palácios, fachadas de edifícios e outros monumentos que ajudarão a explicar quem foram os omíadas, através da pegada arquitetónica por eles deixada.

No Algarve, a rota abrangerá 11 municípios, num total de 36 localidades, havendo um conjunto de 15 bens inventariados na região.

Comentários

pub