Semana Académica começa hoje e dará «o estrelato» às barraquinhas de curso

A Semana Académica está de volta e começa, oficialmente, esta quinta-feira, com a Monumental Serenata, no Largo da Sé, e […]

Semana Académica 2014_2A Semana Académica está de volta e começa, oficialmente, esta quinta-feira, com a Monumental Serenata, no Largo da Sé, e continua até dia 16 de Maio, no Complexo Desportivo da Penha, em Faro.

Muita música e as tradicionais atividades paralelas, prometem animar os universitários algarvios e muitos outros que fazem questão de participar na festa da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg).

Esta será a 30ª Semana Académica e, apesar de a essência do evento se manter, a filosofia mudou um pouco, em relação aos anos anteriores. «Quisemos dar o estrelato às barraquinhas, fazer delas o centro da festa», explicou o presidente da AAUAlg Nuno Lopes, numa entrevista ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve.

Para isso, houve mudanças ao nível do recinto. «Este ano, tentámos colmatar uma falha que nós achámos que existiu noutros anos e que têm a ver com a diferenciação de espaços», disse.

Em causa a morfologia do terreno onde se realiza a festa, que conta com uma zona mais elevada, normalmente usada para momentos de diversão mais tardios, e uma zona mais baixa, «que chamamos de entretenimento», onde está instalado o palco e as barraquinhas dos cursos.

Uma Barraquinha de Curso da Semana Académica do Algarve«Sempre que foi criado um segundo momento de diversão, ele foi, sempre, no segundo piso. E isso obrigava o público a fazer uma escolha: ou ficava com as barraquinhas, ou tinha de ir para o segundo momento de diversão. Achámos que isso não devia acontecer, que devia estar tudo concentrado», explicou.

Assim, a chamada Tenda Eletrónica está instalada ao nível das barraquinhas, de modo a que «com dois ou três passos, as pessoas possam aceder a todas as valências do recinto.

Também há mudanças na lógica de composição do cartaz. «Queríamos que, todos os dias, valesse a pena o estudante ir. Não quisemos fazer uma aposta gigante nos fins-de-semana. Assim, dividimos o orçamento pela semana toda. É claro que há uma aposta maior, mas também há preocupação para que a SA seja um todo e não dois fins-de-semana, com uma semana no meio», ilustrou Nuno Lopes.

Assim, haverá sempre «uma banda a abrir, a banda principal e outra a fechar». Por outro lado, tentou-se ter, no mesmo dia, «bandas complementares e não do mesmo estilo», de modo a atrair diferentes tipos de público. Depois, a festa continuará na Tenda Eletrónica (ver programa completo abaixo).

 

Portugueses são aposta forte do cartaz da 30ª SA

Diogo PiçarraNo palco principal, a maior parte dos artistas convidados são portugueses, entre os quais se contam bandas da região. «À semelhança de outras Semanas Académicas, achámos que devíamos fazer uma aposta clara nos artistas nacionais e também nos algarvios. Quisemos dar alguma exposição às bandas mais próximas dos estudantes, para que possam ganhar alguma projeção, pois este é um dos maiores eventos do Algarve», disse.

A componente internacional, que há muito faz parte do alinhamento da SA, será garantida por Jay Hardway. Num primeiro momento, chegou a ser anunciada a presença da banda Sigma, mas este concerto acabou por cair.

«A questão com Sigma foi uma falha de comunicação. Estávamos descansados, por os representantes deles, a nível nacional, nos terem garantido a data. Mas terá havido uma falha de comunicação interna, da parte deles. Entretanto, já estávamos a ver alternativas e surgiu a hipótese de Jay Hardway, dentro do nosso orçamento, e que teve excelente aceitação por parte dos estudantes», revelou.

Nuno Lopes não esconde a preocupação que a sua Direção Geral está a ter com os aspetos financeiros relacionados com a SA. A ideia é tornar o evento o mais eficiente, a este nível, possível, de modo a que «correr poucos riscos».

 

AAUAlg reduziu horário do barulho para «minimizar hostilidades» com a cidade

Semana Académica 2012Além de pensar nas comissões de curso e nos estudantes, a AAUAlg também se preocupou com o público involuntário da SA: os que moram nas imediações do «País das Maravilhas», o recinto a festa.

Neste campo, os organizadores do evento fizeram uma concessão prévia, que passou por antecipar o final dos concertos, em palco, para as 2h30, aos dias de semana, e para as 3h30, na véspera de fim-de-semana.

«Para tentar minimizar as hostilidades que existem entre o evento e a cidade de Faro, procurámos reduzir o tempo do barulho que era produzido pelo evento», resumiu.

 

Quem acorda cedo, também terá o que fazer

Semana Académica à tardeA Semana Académica está muito conotada com a sua componente noturna, mas há muito para fazer, a horas mais “decentes”. Desde logo, dois momentos tradicionais da festa dos universitários do Algarve, o Desfile Académico e a Benção das Pastas, que acontecem, respetivamente, na segunda-feira e no sábado, à tarde. Também para os estudantes, há o Rally das Tascas, bem como diversas atividades, dentro do recinto.

«Queremos que as pessoas cheguem mais cedo, para que estejam presentes nos primeiros momentos. Temos de contrariar esta tendência para chegar tarde», disse Nuno Lopes.

Para a comunidade, em geral, a AAUAlg volta a promover o Faro Júnior e Sénior, iniciativas que trazem ao recintos crianças de escolas de Faro e seniores do concelho.

 

Programa Completo:

Palco principal:
Dia 7 de maio – Monumental Serenata de Abertura
Dia 8 de maio – Carlão, HMB, Dynamic Duo
Dia 9 de maio – Sacik Brow, Regula, Dj Ride
Dia 10 de maio – Rúben Filipe, Rui Unas ft. Dj Van Breda
Dia 11 de maio – Fábio Lagarto, Rosinha
Dia 12 de maio – Nome, D.A.M.A
Dia 13 de maio – Tribruto, Jimmy P
Dia 14 de maio – Tunas (TUALLE, TunaBebes, Feminis Ferventis, Versus Tuna)
Dia 15 de maio – Mundopardo, Anselmo Ralph, Meninos da Vadiagem
Dia 16 de maio – ÀTOA, Diogo Piçarra, Dtale Live, Jay Hardway

Tenda Eletrónica:
Dia 8 de maio – Swag On com Dj Van Breda
Dia 9 de maio – Noite First/Twice com André Salgueiro
Dia 10 de maio – Noite do Kizomba
Dia 11 de maio – Noite do Pagodji
Dia 12 de maio – Ladies Night, Dj’s Los Bandidos
Dia 13 de maio – Mike Fuentez
Dia 14 de maio – Glow Party
Dia 15 de maio – Christian F
Dia 16 de maio – Ice Ice Baby

Atividades paralelas:
Dia 9 de maio – Peddy Paper
Dia 10 de maio – Aula de Zumba
Dia 11 de maio – Desfile Académico
Dia 12 de maio – Rally Tascas
Dia 13 de maio – Faro Sénior / Olimpíadas da Cerveja (noite)
Dia 14 de maio – Faro Júnior/ Sunset Solidário
Dia 16 de maio – Bênção das Pastas

Comentários

pub