Rota Vicentina celebra três anos com mais 50 km em percursos circulares

A Rota Vicentina, que começou com 350 quilómetros de percursos marcados entre Santiago do Cacém e o Cabo de São […]

Rota Vicentina_novos percursos_1A Rota Vicentina, que começou com 350 quilómetros de percursos marcados entre Santiago do Cacém e o Cabo de São Vicente, passa a contar agora com mais cerca de 50 quilómetros de percursos circulares, totalizando 400 quilómetros para percorrer a pé na região Sudoeste de Portugal.

Quando está a celebrar três anos da abertura oficial dos primeiros trilhos, a Rota Vicentina integra agora na sua rede de percursos pedestres, mais cinco pequenas rotas circulares em Santa Clara-a-Velha, Sabóia, São Luís, Troviscais e Almograve, no concelho de Odemira.

Estas pequenas rotas circulares juntam-se, assim, ao Trilho dos Pescadores, sempre junto à costa, e ao Caminho Histórico, que atravessa o território do Sudoeste de Portugal pelo interior passando por pequenas quintas, lugares e aldeias.

Muito mais do que um percurso pedestre, a Rota Vicentina tem hoje uma Associação totalmente dedicada à gestão e manutenção dos trilhos, mas também à sua promoção e desenvolvimento, que conta com mais de 120 empresas associadas, incluindo operadores turísticos internacionais, e uma rede de voluntários e padrinhos que, em conjunto, garantem o bom funcionamento da Rota Vicentina, a par de ações de sensibilização e outras iniciativas ligadas à responsabilidade do projeto na região.

Rota Vicentina_novos percursos_2Com perto de 100 reportagens e artigos publicados em mais de 10 línguas diferentes, esta grande rota pedestre tem conseguido conquistar a atenção da imprensa nacional e internacional sobre esta costa, sobre os seus atributos naturais e valores culturais.

A Rota Vicentina, que celebrou ontem três anos da sua inauguração oficial, a 11 de Maio de 2012, está a preparar várias caminhadas de apresentação à comunidade dos novos percursos circulares.

A primeira caminhada está marcada para dia 6 de Junho, no percurso circular de Troviscais ao Mira. Esta será uma iniciativa integrada no programa FEITUR 2015 – Feira Nacional de Turismo Desportivo e de Natureza, promovida pela Câmara Municipal de Odemira em Parceria com a ERT Alentejo e Ribatejo, que decorre em Vila Nova de Milfontes entre os dias 5 e 7 de Junho.

 

Rota Vicentina_novos percursos_4Caminhadas de Apresentação agendadas:
» 17 de Maio: Dunas do Almograve
» 6 de Junho: Troviscais ao Mira
» 14 de Junho: Hortas de S. Luís

Comentários

pub