Regras para tomada e largada de passageiros no Aeroporto de Faro alteradas

As regras de acesso automóvel e estacionamento temporário, para tomada e larga de passageiros vão ser alteradas a partir de […]

Aeroporto de FaroAs regras de acesso automóvel e estacionamento temporário, para tomada e larga de passageiros vão ser alteradas a partir de amanhã, quinta-feira.

Todos os utilizadores particulares que pretendam deixar ou ir buscar passageiros ao aeroporto têm direito a 10 minutos grátis, na denominada zona «curbside», situada frente ao terminal.

«Desta forma, a experiência de ir levar ou buscar alguém ao aeroporto de Faro será mais tranquila, mais cómoda e mais rápida, uma vez que os utilizadores podem parar mesmo junto ao terminal», considerou a ANA Aeroportos, numa nota de imprensa.

A empresa gestora do Aeroporto de Faro avisou que esta benesse tem limites diários. «O objetivo é desincentivar o uso intensivo do curbside, pelo que a terceira utilização, num período de 24 horas, será cobrada», segundo a ANA.

Já para os utilizadores profissionais, as regras são diferentes. «Os autocarros públicos não pagam. Os táxis em largada de passageiros não pagam qualquer tarifa se utilizarem faixa de Bus nas Partidas. Táxis em tomada de passageiros irão manter-se no espaço atualmente disponibilizado para o efeito, que irá ser de acesso reservado a portadores de avença válida. Os autocarros de turismo e shuttles dos hotéis terão espaços próprios adequados para aceder ao aeroporto (parques P5 e P6 respetivamente). Os rent-a-car sem instalações no aeroporto de Faro já têm parque de estacionamento dedicado (em regime de avença)», enumerou.

A adoção deste modelo esteve ligado, segundo a ANA Aeroportos, a «constrangimentos operacionais e impactos ambientais», que se vinham a registar na zona de curbside, «em grande parte motivados por desequilíbrios modais no acesso e usos indevidos de utentes privados e comerciais externos à atividade aeroportuária da ANA».

«Face aos congestionamentos identificados, o que se pretende é racionalizar as acessibilidades, que passa por reorganizar os acessos aos terminais de passageiros, por forma a promover a eficiência operacional, a segurança e a sustentabilidade ambiental do seu uso», explicou.

«O curbside é um espaço de utilização crítica e reservada, não devendo ser utilizado enquanto local de estacionamento prolongado, sob pena de colocar em causa os níveis adequados de operacionalidade e segurança do acesso aos Terminais. É fundamental incentivar uma utilização responsável destes espaços, de forma a proporcionar uma melhor experiência a todos os utilizadores», reforçou a ANA.

 

O sistema que vai ser agora implantado em Faro «é um conceito muito praticado noutros aeroportos da europa e do mundo», denominado «Kiss & Fly».

Entre outros, este sistema é utilizado em Helsínquia, Praga, Marselha, Basel-Mulhouse International Airport, Paris – Orly, Genéve, Paris CDG, Chicago O’Hare, JFK, Brussels, Wroclaw, Charlotte-Douglas, Bologna, Tallin, Dortmund, Gatwick, San Francisco, Nice e Heathrow.

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