Raper D8 e desfile etnográfico juntam mundos na Festa da Espiga em Salir

Juntar a tradição do desfile etnográfico à música do raper D8 é a proposta da edição deste ano da Festa […]

Festa da EspigaJuntar a tradição do desfile etnográfico à música do raper D8 é a proposta da edição deste ano da Festa da Espiga, em Salir, que tem o seu ponto alto no próximo dia 14, Quinta-Feira de Espiga.

A Festa da Espiga é também um dos focos principais do Dia do Município de Loulé e conta com um programa de animação musical e desportiva, um desfile etnográfico, atividades para os mais novos, uma exposição de produtos regionais e tasquinhas com manjares e petiscos serranos, que se estende por três dias e três noites – Noite da Espiga (dia 14, quinta-feira), Noite Popular (dia 15, sexta-feira) e Noite Jovem (dia 16, sábado).

A manhã do Dia da Espiga arranca pelas 9h00, com um Passeio de BTT seguido de um Passeio Pedestre. A partir das 12h00, estarão abertas as tasquinhas onde os visitantes poderão saborear a gastronomia tradicional da serra e, às 14h00, vai estar patente ao público uma exposição de produtos regionais.

Pelas 15h00, na principal artéria da vila, tem lugar o tradicional desfile etnográfico em representação de toda a atividade agrícola desta freguesia rural, desde as sementeiras, mondas, ceifas, debulhas, fabricação de pão, apanha do medronho e destilação, apicultura e extração de cortiça, o varejo do figo, amêndoa e alfarroba, artesanato de linho, lã, palma, esparto, cestaria de verga. Tudo “ao vivo e a cores”.

Haverá ainda a exibição de poetas populares declamando os seus poemas feitos de improviso e uma vasta exposição de maquinaria agrícola das diversas marcas existentes no mercado.

Festa da Espiga3Uma das particularidades da Festa da Espiga é que a população tem ainda a possibilidade de deixar uma mensagem, em forma de poema ou quadra preparada ou apenas de improviso, ao executivo municipal para pedir ou agradecer as obras feitas na terra.

Durante a noite, está prevista a animação musical a cargo do Grupo Folquestra, Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, Ruben Baião (com baile tradicional) e Irmãos Verdades.

Na sexta-feira, dia 15, a tarde é dedicada aos seniores, com um baile tradicional. À noite, sobem ao palco o Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas”, o Rancho Folclórico Praias do Sado, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha) e o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho. Gonçalo Tardão anima o baile que decorre a partir das 23h30.

No encerramento da Festa da Espiga, sábado, dia 16 de maio, a animação para os mais novos preenche o programa. O dia arranca com o I Torneio de Futebol “Os Espiguinhas”, às 10h00, e a partir das 14h00 os jogos infantis, o desfile “Miss e Mister Espiga” e muitas surpresas irão animar a Tarde das Espiguinhas.

À noite, depois do baile com Nestor e Nuno, sobe ao palco às 22h30, o músico de hip-hop D8, participante no programa “Factor X”, para um concerto onde irá apresentar os temas originais que o marcam o início da sua carreira. A noite encerra com o concerto da banda de reggae de tributo a Bob Marley Quem é o Bob? E a música do DJ PSLM.

festa da espigaA Festa Espiga em Salir teve início no dia 23 de maio de 1968, organizada pela Junta de Freguesia, pelo presidente de então, José Viegas Gregório, figura carismática e um grande impulsionador da sua terra natal. O sucesso da primeira edição ultrapassou todas as expectativas da organização.

Desde então, Salir tem feito do Dia da Espiga um grande acontecimento regional, recebendo milhares de forasteiros que aqui se deslocam para apreciar o artesanato, a gastronomia, o folclore, a etnografia, a poesia e tudo o que há de mais genuíno no interior rural do Algarve.

A importância que este evento alcançou como cartaz turístico do interior algarvio foi tal que a Câmara Municipal de Loulé mudou para este dia o seu feriado municipal.

Comentários

pub