Projeto Chapim ajuda a combater a processionária em Albufeira

O Município de Albufeira já colocou, nos primeiros meses do ano, 76 ninhos de chapim em vários espaços verdes do […]

Ninho de chapim_1O Município de Albufeira já colocou, nos primeiros meses do ano, 76 ninhos de chapim em vários espaços verdes do concelho, nomeadamente em jardins públicos, escolas e a em duas unidades hoteleiras que quiseram associar-se à Autarquia como parceiros do projeto (Epic Sana Algarve e Aparthotel Alto da Colina).

O Projeto Chapim foi implementado no final de 2013, com o objetivo de controlar a proliferação da lagarta do pinheiro (processionária).

A Autarquia pretende, desta forma, aliar o controlo biológico da processionária às diversas ações previstas no Plano Municipal de Desinfestações.

Até ao momento, o balanço é «bastante positivo», garante a Câmara de Albufeira. Assim, em 2014, dos 56 ninhos colocados inicialmente, 21 foram ocupados por chapins, com alguns a registarem mais do que uma postura, o que resultou numa média de seis novas crias de chapim por ninho.

Este ano, há 76 ninhos colocados, alguns em fase de ocupação e outros já com crias de chapim, que em breve estão prontas a voar para fora do ninho e a intensificar a sua dieta preferida, as lagartas processionária.

O projeto tem, também, uma vertente pedagógica importante no que respeita à preservação dos habitats e da biodiversidade. No início de cada ano letivo, os estabelecimentos de ensino que se inscreveram na atividade recebem uma palestra, que tem por objetivo fazer com que alunos e professores fiquem a conhecer as espécies de chapins mais frequentes e a sua importância na natureza, nomeadamente enquanto predadores da lagarta do pinheiro.

Em paralelo, aprendem a construir os ninhos e os comedouros.

Ninho de chapim_3Além disso, periodicamente os técnicos da Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes juntam os participantes para fazer a observação periódica do ninho em cada escola e o registo de observações num caderno de campo disponibilizado pelo Município.

De acordo com o vice-presidente José Carlos Rolo,“ trata-se de um projeto que alia inovação, educação e ambiente, pilares incontornáveis de um desenvolvimento sustentável. Integrador e abrangente, este projeto visa acima de tudo, proporcionar um envolvimento de todos os membros da sociedade, desde alunos, pais, professores e entidades locais, na educação para um ambiente sustentável”.

 

Comentários

pub