Portimão paga todas as dívidas inferiores a 50 mil euros até ao fim de Maio

A Câmara de Portimão vai pagar as dívidas aos 479 credores que têm a haver, cada qual, até 50 mil […]

Câmara Municipal de Portimão - Arquivo CMP_Filipe da PalmaA Câmara de Portimão vai pagar as dívidas aos 479 credores que têm a haver, cada qual, até 50 mil euros da autarquia.

O anúncio foi feito na Assembleia Municipal portimonense desta quinta-feira pela presidente da Câmara Isilda Gomes, que adiantou que o investimento ascenderá aos 3,6 milhões de euros e permitirá «limpar todas as dívidas abaixo dos 50 mil euros».

Esta medida só permitirá saldar uma pequena parte das dívidas do município portimonense, que ascendem aos 140 milhões de euros, mas, ainda assim, poderá fazer a diferença. Isto porque, na maioria dos casos, os beneficiados são pequenas empresas locais ou regionais, para quem o dinheiro pode ser um importante balão de oxigénio.

«Trata-se de pequenas empresas locais, mas também do movimento associativo. E são dívidas tanto da Câmara, como da Portimão Urbis. Para nós, é extremamente importante conseguir saldar estas dívidas, até porque é muito dinheiro e permitirá dar um impulso à economia local», salientou Isilda Gomes, em declarações ao Sul Informação.

«Já não era sem tempo. Os credores tiveram muita paciência para aguentar tanto tempo. Só tenho a agradecer essa paciência e de pedir desculpa pela demora», disse.

Isilda Gomes«Para quem esteve a lutar para pagar salários, não há muito tempo, é muito significativo conseguir pagar esta verba. No ano passado, pagámos 14,1 milhões de euros em dívida. Este ano, temos já garantido o pagamento de salários e de subsídios de férias e ainda conseguimos este montante, para pagar dívidas em atraso», realçou a edil portimonense.

Isilda Gomes acrescentou que a autarquia já começou a pagar dívidas em Janeiro, mas o grosso do investimento será feito agora. A verba a gastar na liquidação destas dívidas provém de receitas próprias da Câmara de Portimão, nomeadamente (e principalmente) da cobrança do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Esta é uma boa notícia para os credores abrangidos, até porque ainda não há perspetiva de quando ficará concluído o processo de candidatura da Câmara de Portimão ao Fundo de Apoio Municipal.

«Neste momento, a nossa candidatura continua a ser analisada pela comissão executiva. Nesse âmbito, têm sido pedidos esclarecimentos, que nós estamos a dar. A garantia que a comissão executiva me dá é que tudo farão para que o processo esteja concluído no mais curto de espaço de tempo possível», revelou Isilda Gomes.

 

 

Comentários

pub