População da Culatra agradece à Polis limpeza do Recovo da Ilha (com fotos)

A Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) fez questão de «reconhecidamente agradecer» o trabalho de requalificação realizado na […]

Recovo da Ilha da Culatra_Foto Autoridade MarítimaA Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) fez questão de «reconhecidamente agradecer» o trabalho de requalificação realizado na chamada zona do Recovo da Ilha, após conclusão das obras de limpeza e remoção de embarcações levada a cabo pela Sociedade Polis Ria Formosa.

Além de manifestar a sua satisfação pelo trabalho realizado, a associação salientou o papel da Capitania do Porto de Olhão, agradecendo «a toda a equipa que acompanhou os trabalhos e, em especial ao Comandante Rui Pedro Ferreira, pela postura colaborativa, esforço e dedicação demonstrada a esta requalificação».

O Comando Local da Polícia Marítima de Olhão colaborou nesta ação ao nível «da coordenação, do levantamento e identificação de embarcações, da informação no local dos processos de remoção e da segurança de pessoas e bens no local».

«A ação de limpeza começou há cerca de 4 meses com o levantamento das embarcações existentes no local e sensibilização dos skippers/armadores para a necessidade de retirada das mesmas. Esta ação tem por objetivo renaturalizar uma área protegida da Ria Formosa que há mais de 20 anos é ocupada por embarcações de recreio de várias nacionalidades e onde se tem acumulado lixo, afetando gravemente o habitat natural de várias espécies de aves e de espécies marinhas», descreveu a Autoridade Marítima Nacional, no seu site.

Veja as fotos da limpeza (cedidas pela AMIC):

A AMIC também salientou a questão ambiental, numa nota de imprensa enviada às redações, e realçou «todo o apoio e colaboração da população da Culatra, que percebeu a importância de recuperar um banco natural de bivalves, o habitat de espécies marinhas».

«Esperamos também a mesma consciência ambiental por parte dos muitos velejadores que durante vários anos consecutivos fundearam as suas embarcações nesta área protegida», concluiu.

 

Comentários

pub