Nunca se registou um dia tão quente em Maio como o passado dia 13

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou a temperatura mais elevada de sempre numa das suas estações meteorológicas, […]

Temperatura dia 13 de Maio 2015
Distribuição espacial dos valores da temperatura máxima do ar, no dia 13 de maio de 2015

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou a temperatura mais elevada de sempre numa das suas estações meteorológicas, durante um mês de Maio, na passada quarta-feira.

O termómetro subiu aos 40 graus, em Beja, «valor que nunca tinha sido registado, neste mês, em qualquer das estações da rede meteorológica do IPMA», revelou aquela entidade.

«Também nas estações meteorológicas de Amareleja e Neves Corvo foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima (ver tabela)».

Antes, o valor temperatura mais elevado registado durante o mês de maio era de 39,5 graus, em Elvas, no dia 31 de Maio de 1999. Curiosamente, até à passada quarta-feira, o segundo valor mais elevado de sempre foi registado na zona Norte do país, mais propriamente em Aveiro, no dia 21 de Maio de 2010 (39 graus).

O instituto público adiantou que no dia 13 de Maio, «em cerca de 45 por cento das estações meteorológicas do IPMA, foram registados valores de temperatura máxima superiores a 30 graus centígrados, e superiores a 35 graus em cerca de 16 por cento.

As temperaturas altas e o tempo seco, acompanhado de vento moderado a forte, continuará a fazer-se sentir, no Sul do país, pelo menos até segunda-feira, o que aconselha a cuidados na hora de andar na rua e, claro, cuidado com atitudes que possam desencadear incêndios, como fazer lume em zonas rurais ou de floresta ou lançar engenhos pirotécnicos.

Comentários

pub