Mértola promove Encontro Mineiro em torno da história das Minas de S. Domingos

O património cultural e histórico associado às Minas de São Domingos, em Mértola, volta a ser celebrado em novo Encontro […]

mina_de_s._domingosO património cultural e histórico associado às Minas de São Domingos, em Mértola, volta a ser celebrado em novo Encontro Mineiro de S. Domingos, que irá decorrer nos dias 5 e 6 de junho.

Atividades culturais e uma conferência fazem parte do programa desta iniciativa da Fundação Serrão Martins, que pretende envolver a população local e valorizar a Mina de S. Domingos.

O Encontro começa no dia 5 com atividades associados à primeira semana de época balnear de 2015, seguindo-se um workshop de Danças Populares no edifício do Musical. Pelas 14h30, decorre no auditório do Hotel São Domingos, a conferência «“Radiografias” Património(s) e Turismo».

No mesmo dia, ao final da tarde, o Jardim do Coreto, recebe a Exposição da Diversidade Geológica de São Domingos, «uma oportunidade de ficar a conhecer a história milenar da Mina e a sua diversidade e riqueza geológica», segundo a Câmara de Mértola. O programa deste primeiro dia, uma sexta-feira, encerra com a exibição do filme «Alentejo, Alentejo», no anfiteatro da Praia Fluvial.

No sábado, dia 6, o dia começa com uma «Caminhada do Minério», um momento de convívio organizado pela Associação Vidas Com Garra, seguindo-se a celebração de uma missa em honra dos antigos mineiros.

Para a tarde, está agendada uma sessão de contos no Espaço Internet e a inauguração da exposição de fotografia “Mina de S. Domingos”, de António Catarino. O IV Encontro Mineiro encerra com a atuação do Grupo Coral da Mina de S. Domingos.

O programa completo pode ser consultado no site da Câmara de Mértola.

Comentários

pub