José Garcês conta a História de Silves em Banda Desenhada

A História de Silves será retratada em banda desenhada num livro que será lançado pela Câmara Municipal ainda durante o […]

Historia de Silves em BDA História de Silves será retratada em banda desenhada num livro que será lançado pela Câmara Municipal ainda durante o ano de 2015. José Garcês, reconhecido desenhador, pintor e autor de banda desenhada, é o autor desta publicação.

A autarquia sublinha que este lançamento visa promover e divulgar a História da cidade de Silves e o seu património cultural, de modo a aumentar «o interesse cultural e turístico na visitação e consequente desenvolvimento local/regional». O livro destina-se também a divulgar a história da cidade «junto das escolas e das camadas mais jovens».

José Garcês foi o artista escolhido devido à «qualidade» do seu desenho e ao seu «prestígio», já que, segundo a Câmara, ele é um «marco icónico da Banda Desenhada Portuguesa, artista com vasta e reconhecida obra, premiada e homenageada por diversas vezes».

A presidente da Câmara Rosa Palma salienta que «é nossa opinião que a sua aquisição e consequente publicação por parte desta edilidade será um contributo muito importante para o enriquecimento da divulgação da História da cidade de Silves e do seu território».

José dos Santos Garcês nasceu em Lisboa a 23 de julho de 1928. Lançou, em 1944, o primeiro número de “O Melro”, considerado o primeiro fanzine português e, dois anos mais tarde, iniciou a sua atividade profissional na BD em “O Mosquito”, pela mão de Rodrigues Alves, seu mestre de desenho e litografia na Escola de Artes Decorativas António Arroio onde frequentou e concluiu o Curso de Desenho e Artes Gráficas.

Gradualmente foi-se afirmando como um dos mais notáveis autores da era pós-Bordallo Pinheiro e de uma escola que, influenciada pela “golden age” norte-americana, construiu aquela que se considera hoje a época de ouro da banda desenhada portuguesa.

Após o seu início em “O Mosquito”, o seu trabalho foi representado na quase totalidade das revistas de BD portuguesas: Lusitas, Camarada, Cavaleiro Andante, A Joaninha, Girassol, Modas e Bordados, Tintin, Falcão, Fagulha, Zorro, Pisca Pisca, Pim-Pam-Pum, etc..

Das inúmeras publicações de álbuns, destacam-se quatro volumes da História de Portugal em BD, que foi campeão de vendas da BD nacional e que mereceu a edição de um “intégrale” em 2003.

José Garcês foi, por diversas vezes, agraciado. De entre as homenagens, destaque para o Troféu Honra do Festival Internacional da Amadora em 1991 e a Medalha Municipal de Mérito e Dedicação, da Câmara Municipal da Amadora (1991).

Participou em colóquios e cursos de iniciação à banda desenhada, tendo, igualmente, integrado a representação portuguesa em vários festivais internacionais com destaque para Lucca, nas edições de 1978, 1980, 1982, 1984, 1986 e 1990 (este último convidado de honra).

A vida e obra de José Garcês foram, também, motivo de uma exposição na Galeria de Banda Desenhada da Amadora, bem como objeto de uma monografia elaborada por Leonardo de Sá e António Dias de Deus.

Comentários

pub