Intermarché compra nove lojas Alisuper e pretende aumentar postos de trabalho

A cadeia de supermercados Intermarché, do grupo Os Mosqueteiros, anunciou esta terça-feira ter chegado a acordo para comprar, por cinco […]

AlisuperA cadeia de supermercados Intermarché, do grupo Os Mosqueteiros, anunciou esta terça-feira ter chegado a acordo para comprar, por cinco milhões de euros, nove das lojas da Alisuper, até agora propriedade do Grupo Nogueira, no Algarve.

O Intermarché adianta, em comunicado, que o acordo prevê a compra das lojas Alisuper em Albufeira, Alvor, Quarteira, Aljezur, Sagres e Loulé.

No entanto, esclarece o grupo, o negócio está ainda sujeito a autorização por parte da Autoridade da Concorrência.

Carlos Almeida, administrador do grupo Os Mosqueteiros, afirmou, em comunicado, que, com esta operação na região Sul, o Intermarché prevê “triplicar o volume de negócios das nove lojas e não só manter os 51 postos de trabalho alocados atualmente a estas superfícies, como ainda criar mais 90 postos de trabalho a médio-prazo”.

Também o grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce, admitiu estar em negociações com o Grupo Nogueira para a aquisição de lojas, revelou hoje o Diário Económico.

A compra das 26 lojas ao grupo Alicoop (que detinha as empresas Alisuper, Macral e Geneco, todas insolventes) foi feita em 2012 pelo Grupo Nogueira e representou um investimento direto de 16 milhões de euros, correspondendo a 20% da dívida do grupo Alicoop, que ascendia aos 80 milhões.

O plano de relançamento da empresa, acordado com os credores, previa que esse montante fosse pago num prazo de 13 anos, com juros à taxa zero. José Nogueira assumiu ainda o pagamento de uma dívida de 1,4 milhões, contraída pelos trabalhadores, a título individual, ao BPN, sugerida pela antiga administração como forma de salvarem os postos de trabalho. No total, o negócio envolveu 26 milhões de euros.

A reabertura das duas primeiras lojas Alisuper com nova gestão, em Vilamoura e Quinta do Lago, a 30 de Março de 2012, contou com a presença do então ministro da Economia Álvaro Santos Pereira. A pouco e pouco, o nortenho Grupo Nogueira, que fez um rebranding da marca Alisuper, foi reabrindo outras lojas no Algarve.

No entanto, em Março deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal denunciou as dificuldades em pagar aos 340 trabalhadores e a fornecedores daquela rede de supermercados, facto que o  próprio empresário José Nogueira admitiu.

A compra de nove das lojas Alisuper no Algarve pela insígnia alimentar do grupo Os Mosqueteiros enquadra-se no seu “Plano de Expansão 2015-2020”, que aponta como meta “entrar na próxima década com um total de 295 lojas, elevando a quota de mercado da insígnia para os 13,5%”.

“Esta aquisição é mais um passo na estratégia de expansão do Intermarché, que prevê investir 200 milhões de euros em Portugal e abrir mais 63 novas lojas até 2020”, refere o administrador Carlos Almeida, em comunicado.

O grupo Os Mosqueteiros diz ter ultrapassado em 2014, pela primeira vez, a barreira dos 40 mil milhões de euros de volume de negócios nos 3.566 pontos de venda que possui em França, Portugal, Polónia, Bélgica e Sérvia.

O “Plano de Expansão 2015-2020”, transversal às três insígnias do grupo – Intermarché, Bricomarché e Roady – prevê um investimento total de 280 milhões de euros no aumento do parque de lojas das atuais 299 para 405, que deverá traduzir-se na criação de mais de 3.000 postos de trabalho.

Comentários

pub