Imagens da crise em Portugal inspiram exposição no Teatro das Figuras

O olhar de  conceituados fotógrafos portugueses sobre as consequências para a sociedade portuguesa da crise que se instalou em 2008 e […]

Exposição Troika_Teatro das FigurasO olhar de  conceituados fotógrafos portugueses sobre as consequências para a sociedade portuguesa da crise que se instalou em 2008 e do resgate financeiro que lhe seguiu, vai estar explanado na exposição «Troika – Um projecto em Portugal», que vai ser inaugurada hoje, quinta-feira, no Foyer do Teatro das Figuras, em Faro.

A mostra junta trabalhos de Adriano Miranda, António Pedrosa, Bruno Simões Castanheira, José Carlos Carvalho, Lara Jacinto, Paulo Pimenta, Pedro Neves, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio, a maioria fotografias, mas também um  filme, e tem como curador Nuno Faria.

A exposição dá a conhecer «nove olhares, postos numa nova perspectiva sobre a sociedade contemporânea portuguesa», onde os artistas se propuseram a «construir um arejado documento visual através da fotografia e filme e que possa ser uma memória para as gerações futuras».

«Desde 2008 que a sociedade portuguesa é assaltada com ameaças de término: económico primeiro mas consequentemente de toda a estrutura social. Pelos políticos, estudiosos, académicos e demais especialistas de todos os quadrantes que com melhores ou piores estudos, lá vão arrasando a esperança de um povo.

Mas o que nos aconteceu na realidade? Fomos “invadidos” por um pequeno grupo de homens que a mando da regulação e regulamentação, em par dos governantes por nós eleitos, lá vão introduzindo as medidas “imprescindíveis” para a nossa salvação, em resgate de anos de medidas de governação erradas, feitas por nenhum responsável, nem sequer por alguém que possamos culpar.

E então o que nos acontece? É isso a que nos propusemos, os nove, documentar através da fotografia e um de nós com um filme, as consequências e resultados na sociedade portuguesa destas intervenções, na vida de todos nós», enquadram os autores da mostra.

Comentários

pub